Mais de 100 alunos colam grau na Ufersa Angicos; filho do porteiro do campus se forma em C&T

Formatura, Reconhecimento 1 de maio de 2018. Visualizações: 5788. Última modificação: 01/05/2018 18:51:56

Ao todo 103 formandos colaram grau no Campus da Ufersa em Angicos na última segunda, dia 30 de abril / Foto Eduardo Mendonça Assecom

O jovem Sebastião Neto ao lado do Reitor Arimatea, do pai Francisco das Chagas e do Diretor do Campus Araken Medeiros / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Com terno e gravata, vestido a caráter. O momento era especial e merecia todo um cuidado que o senhor Francisco das Chagas Ferreira não deixou escapar, afinal, ele estava ali formando o primeiro filho. Francisco das Chagas é porteiro do Campus da Ufersa em Angicos. Foi um dos primeiros servidores terceirizados a compor a equipe da unidade e viu no campus um espaço de transformação e de oportunidade para ele e, principalmente, para o filho.

O jovem Sebastião Baracho Neto, de 20 anos, é o primeiro filho de Francisco a conseguir o diploma de nível superior. Ele concluiu o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e agora está de malas prontas para estudar Engenharia Elétrica na Ufersa em Mossoró. “Estou há 8 anos e 2 meses na Universidade. É um sentimento ímpar porque estou fazendo uma coisa que eu não tive oportunidade quando eu tinha meus 20 anos e agora estou vendo meu filho se formar. Para mim está sendo uma honra”, falou o pai orgulhoso. O filho Sebastião Neto complementou: “É uma grande realização, depois de 3 anos de muito sufoco, agora é só felicidade”, comemorou o jovem.

Orador das turmas concluintes, Cleiton Medeiros / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Sebastião Neto foi um dos 103 concluintes que receberam a outorga do grau no Campus da Ufersa em Angicos na noite desta segunda, dia 30. Pela primeira vez, um campus da Universidade fora da sede passa da marca dos 100 formandos. O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, comemorou o feito e disse que esse um momento histórico para a Ufersa. “Nos tempos de ESAM (Escola Superior de Agricultura de Mossoró) nunca tivemos uma formatura com mais de 100 concluintes e Angicos, hoje, consegue superar essa marca”, comentou o Reitor.

Ao todo, foram diplomados 61 alunos em Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno), 06 em Sistemas de Informação, 27 em Engenharia Civil, 07 em Engenharia de Produção e 02 em Licenciatura em Computação e Informática. A solenidade aconteceu no Auditório do Campus, que mais uma vez, ficou lotado. O orador das turmas concluintes, o estudante Cleiton Medeiros do curso de Ciência e Tecnologia, fez um resumo de toda a caminhada estudantil ao longo dos anos na Ufersa em Angicos e finalizou mostrando o orgulho de fazer parte da Universidade. “Não importa para onde vamos ou o que seremos, um elo forte sempre manterá nossas vidas conectadas, SOMOS PARA SEMPRE UFERSA”, falou.

Paraninfa das turmas de Angicos, a professora Luana Dantas Chagas / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A Paraninfa das turmas, a professora Luana Dantas Chagas, destacou a superação dos concluintes e fez um apelo no seu discurso: “Trabalhem com ética. Como estamos carentes de ética! Pensem nela com carinho quando forem escolher suas ações. Nada de usar a atitude de terceiros como desculpa, um erro não justiça o outro! Façam a parte de vocês! Se cada um se preocupar em fazer o correto, estaremos em um bom caminho”, aconselhou a Paraninfa.

Os discursos foram seguidos pelo Diretor do Campus, o professor Araken Medeiros, que fez um balanço dessa primeira década da Ufersa Angicos. “Desde a sua criação em 2008, nós que fazemos a Ufersa Campus Angicos, temos lutado incansavelmente para cumprir nossa missão. Já apresentamos à sociedade quase 900 profissionais formados. Podemos afirmar, que sem sombra de dúvidas, estamos no caminho certo”, comentou o Diretor.

Na sequência, a Ufersa concedeu comendas pelo desempenho acadêmico aos concluintes Mateus Morais de Oliveira, do curso de Ciência e Tecnologia (Integral), e Albert Jonatha Batista, do curso de Engenharia Civil. O Reitor Arimatea finalizou a solenidade enaltecendo mais uma vez o papel da Ufersa na sociedade, e no interior do Rio Grande do Norte.

“Mais uma vez, a Ufersa cumpre a sua missão de educar e formar cidadãos para o mundo. Hoje vários concluintes estão prontos para o mercado, para uma pós-graduação, para os cursos do segundo ciclo, no caso os concluintes de CeT. Nesses quase 10 anos presente no sertão central, temos a convicção de que a Ufersa vem sendo um agente transformador na vida de muitas pessoas. Os concluintes saem com o sobrenome e a marca de qualidade Ufersa na vida acadêmica”, concluiu o Reitor.

Sebastião Neto, concluinte de CeT da Ufersa Angicos / Foto Eduardo Mendonça
Momento final da colação quando os formandos jogam o capelo. Final de um ciclo / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Albert Jonatha, aluno laureado de Engenharia Civil / Foto Eduardo Mendonça
Mateus Morais, aluno laureado de Ciência e Tecnologia / Foto Eduardo Mendonça