Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professor Porto: um elo entre a Universidade e o setor produtivo do Semiárido

Formatura 25 de abril de 2018. Visualizações: 1667. Última modificação: 25/04/2018 17:33:31

Professor Francisco de Queiroz Porto Filho recebe homenagem de Paraninfo durante colação de grau, em Mossoró, no semestre de 2017.2. | Foto: Acervo Pessoal

No próximo dia 5 de maio, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove a solenidade de colação de grau para os concluintes no semestre de 2017.2 dos cursos de graduação de Mossoró. A programação de concessão do título, no entanto, inicia-se no dia 30 de abril, em Angicos, seguindo para Pau dos Ferros, dia 2 de maio e, em Caraúbas, no dia 3 de maio.

Em cada uma dessas ocasiões um professor ou professora da Instituição será homenageado (a) com o título de Paraninfo (a) das turmas. Em Mossoró, a congratulação será recebida pelo professor Francisco de Queiroz Porto Filho, um dos pioneiros na História da Instituição.

Natural de Mossoró, o professor Porto concluiu seus estudos primários e técnico dividindo a trajetória entre Mossoró, Fortaleza/CE e Recife/PE. Em 1975, no entanto, retorna à cidade natal para ingressar no Curso de Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. Concluiu a formação em 1978 e, já no ano seguinte, permanece na ESAM na condição de Professor Colaborador.

Ele explica que a continuidade na casa foi possível graças a uma política institucional que visava aproveitar os melhores estudantes. As primeiras experiências com a docência foi como monitor, ministrando aulas práticas e teóricas nos cursos de Operadores de Máquinas Agrícolas oferecidos pela ESAM à comunidade.

Toda sua trajetória acadêmica fora traçada em consonância com sua experiência na Instituição, que começou Escola Superior e fora transformada em Universidade, em 2005. Professor Porto recebeu o título de Especialista em Planejamento Agrícola pela ESAM em 1983. No ano seguinte, ingressou no Mestrado em Agronomia: Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Já em 2000, ingressou no Curso de Doutorado em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG na área de concentração em Água e Solo. Atualmente seu Curriculum Lattes apresenta 31 publicações em revistas e periódicos e várias publicações em anais de eventos científicos.

Ocupou diversos cargos administrativos tendo sido por cinco vezes Chefe de Departamento Acadêmico, Coordenador de Assuntos Comunitários (função análoga à Pró-reitoria), atuou ativamente na transformação da ESAM em UFERSA e na implantação de programas de Pós-graduação. “Minha grande preocupação sempre foi aproximar a Universidade do setor produtivo”, relembra ele sobre suas 4 décadas de atividade profissional.

Ainda na ativa, professor Porto destaca que seu maior orgulho está em “acompanhar o crescimento profissional dos meus ex-alunos, sobretudo aqueles que se tornaram meus colegas de profissão”, comenta ele.