Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum discute Aplicação do Plasma Frio Atmosférico em Técnicas Ambientais

Pesquisa 20 de abril de 2018. Visualizações: 925. Última modificação: 20/04/2018 14:19:42

O Fórum Permanente Sobre Meio Ambiente, promovido periodicamente pelo Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS da Ufersa, irá se reunir para mais uma edição, desta vez, no próximo dia 25 de abril, às 15h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG, localizado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

Para este encontro, será apresentada a palestra Aplicação do Plasma Frio Atmosférico em Técnicas Ambientais pelo pesquisador Clodomiro Alves Junior. O plasma é uma fonte energética utilizada para várias tecnologias portadoras de futuro e possui caráter não poluente. Essas aplicações foram ampliadas com o uso de plasma frio atmosférico, que tornou possível tecnologias para a medicina, agricultura e meio ambiente, como esterilização de líquidos (água, leite, sucos, etc), quebra de dormência de sementes, calterização, degradação de corantes, etc.

O Laboratório de Plasma da Ufersa desenvolve pesquisas desde 2012 com plasma aplicado na agricultura, saúde e meio ambiente. No Encontro do Fórum, o professor Clodomiro Alves Júnior pretende introduzir o conceito de plasma, apresentar a importância do mesmo em tecnologias associadas ao meio ambiente, bem como os principais resultados do grupo.

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o pesquisador convidado desta edição do Fórum fez mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-doutorado na École des Mines, em Nancy/França. Participou ativamente da criação do Programa de Pós-graduação de Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN e ainda presidio a Sociedade Latino-americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO).

Clodomiro Alves Júnior é professor titular da UFRN, onde orientou 84 trabalhos de pós-graduação e, atualmente, é Pesquisador Visitante Sênior da Ufersa.

O Fórum é um projeto aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e visa discutir temas sobre o Ambiente, interagindo com convidados de outras instituições de ensino e pesquisa e membros da comunidade acadêmica da Ufersa.