Programa Acesso à Terra Urbanizada conclui maratona de entrega de títulos para moradores do interior do RN

Extensão 19 de abril de 2018. Visualizações: 1180. Última modificação: 19/04/2018 12:50:28

Entrega dos títulos aos moradores de Governador Dix-Sept Rosado / Foto Assecom Ufersa

Entrega dos títulos aos moradores de São Miguel (RN) / Foto Assecom Ufersa

Entrega dos títulos do Acesso à Terra em Tibau / Foto Assecom

A equipe do Programa Acesso à Terra Urbanizada da Ufersa realizou um grande mutirão de entrega de títulos na última terça e quarta-feira em 3 municípios atendidos pelo Programa de regularização fundiária urbana. A primeira solenidade de entrega aconteceu em São Miguel, no extremo oeste do RN. Na região da Serra, foram contemplados 287 moradores dos Núcleos Urbanos de Nossa Senhora de Guadalupe (Sítio Oiteiro) e Tôta Barbosa. A dona de casa, Sandra Negreiros foi uma das beneficiárias. Ela é moradora do Núcleo Urbano Tôta Barbosa. “Com esse documento agora eu pretendo aumentar a minha área e transformar o meu espaço numa terra prometida. Estou muito feliz esse título”, comemorou a dona de casa.

Além de São Miguel, o Programa também realizou entrega de títulos a moradores dos municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Tibau. Em Governador foram regularizados 277 lotes urbanos nos núcleos “Sítio Cigano” e “Francisco Liberato”, já em Tibau foram 122 lotes contemplados com a regularização nos núcleos “Vila dos Cajueiros” e “Valdecir Ferreira”.

A titulação consiste na etapa final do Processo de Regularização Fundiária de Interesse Social, modalidade que atende as classes sociais menos favorecidas, garantindo a propriedade de forma gratuita à medida que possibilita melhorias jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, participou das solenidades de entrega nos 3 municípios e destacou o compromisso da Universidade com o Programa que já beneficiou mais de 3.200 famílias em 10 cidades do Rio Grande do Norte. “O Programa Acesso à Terra da Ufersa é um trabalho que deu certo e que hoje é exemplo para todo o Brasil, reconhecido pelo Governo. A nossa meta é dar continuidade ao Programa e para isso já estamos buscando junto ao Ministério das Cidades os recursos para esta continuidade e para uma possível expansão. Estamos orgulhosos em ver o comprometimento da Ufersa, por meio do coordenador do Programa, o professor Almir Mariano, e todos os alunos bolsistas, na execução e no sucesso do Acesso à Terra”, comentou o Reitor.

Além do Reitor, as solenidades de entrega dos títulos do Programa contaram com dois representantes do Ministério das Cidades: o Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Santos Souza, e o Diretor de Assuntos Fundiários Urbanos, Sílvio Figueredo. “Vou levar o exemplo da Ufersa para todo o Brasil. Eu tenho andado em grandes e pequenas cidades, tendo reuniões com outras universidades, e agora vou dizer da seriedade e quero mostrar esse trabalho da Ufersa em outros municípios. Também convidei o Reitor, o Coordenador do Programa, os bolsistas para participarem em Brasília de um grande evento que nós iremos fazer nessa área de regularização fundiária. É a Ufersa escrevendo a história do Brasil”, destacou o Secretário Gilmar Santos.

O Programa também contou com a parceria das prefeituras de cada cidade beneficiada. Os Prefeitos Zé Gaudêncio Torquato, Antonio “Bolota” e “Naldinho”, de São Miguel, Governador Dix-Sept Rosado e Tibau, respectivamente, comemoraram os resultados do Programa e reforçaram que pretendem continuar com a parceria.

O Programa Acesso à Terra Urbanizada é uma parceria do Ministério das Cidades com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ufersa, que tem como principal objetivo regularizar áreas de interesse social instaladas em localidades urbanas do Semiárido Nordestino. Os municípios de intervenção na primeira fase do Programa, que teve início em outubro de 2014, são: São Miguel, Venha-Ver, Portalegre, Encanto, Luís Gomes, Janduís, Tibau, Assu, Carnaubais e Governador Dix-Sept Rosado.

Entrega dos Títulos do Programa Acesso à Terra / Foto Assecom