Estudantes de Medicina Veterinária capacitam Guarda e Polícia Ambiental no manejo de animais silvestres

Estudante 5 de abril de 2018. Visualizações: 2051. Última modificação: 06/04/2018 11:07:00

Estudantes de Medicina Veterinária ao lado de guardas municipais e policiais ambientais de Mossoró / Foto cedida

No treinamento foram realizadas práticas de contenção de répteis, onde os policiais aprenderam a maneira correta de manejar animais como Jiboias, Iguanas e Tejus / Foto cedida

Quatro estudantes de Medicina Veterinária da Ufersa passaram por uma experiência diferente nesta semana. Eles saíram das salas e laboratórios do curso com o propósito de capacitar os agentes públicos que fiscalizam o meio ambiente na região. Os alunos Arickson Wesley da Silva Pereira, Daniela Raquel de Freitas Sousa, Emerson Christopher Oliveira Silva e Renato Lucas Bezerra Silva promoveram um Curso de Treinamento e Capacitação no manejo, contenção e potencial zoonótico de animais silvestres (Módulo I – Répteis) para a Guarda Municipal e Polícia Ambiental de Mossoró.

O objetivo do curso foi oferecer aos profissionais um melhor manejo e formas de capturas eficientes de animais silvestres na região. Segundo os estudantes, os profissionais da guarda e do pelotão ambiental recebem pouco treinamento e aparato dos órgãos públicos. O curso foi realizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, no Campus Oeste da Ufersa.

Os alunos também são estagiários do Laboratório de Estudos em Imunologia e Animais Silvestres orientados pelo professor Carlos Iberê Alves Freitas. No treinamento foram realizadas práticas de contenção de répteis, onde os policiais aprenderam a maneira correta de manejar animais como Jiboias, Iguanas e Tejus. Os agentes também participaram de uma aula teórica com abordagens sobre biologia e aspectos importantes relacionados ao bem estar dos animais, como também a quebra e esclarecimento de tabus e mitos relacionados a esses animais. Na capacitação, ainda foram realizadas abordagens técnicas perante a população enfatizando a importância da educação ambiental.

Os agentes também participaram de uma aula teórica com abordagens sobre biologia e aspectos importantes relacionados ao bem estar dos animais / Foto cedida