Campanha de Páscoa da Ufersa entrega mais de 400 caixas de chocolate a crianças carentes

Responsabilidade Social 28 de março de 2018. Visualizações: 1318. Última modificação: 29/03/2018 08:57:23

Entrega das primeiras caixas de chocolate durante o encerramento da Campanha de Páscoa da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Palhaça Paçoca animando a garotada / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A sexta edição da Campanha de Páscoa da Ufersa “Faça uma criança mais feliz” terminou nesta quarta, dia 28, com a entrega de todas as caixas de chocolate arrecadadas ao longo do mês de março, período que vigorou a iniciativa. Diferente dos anos anteriores, em 2018, a Campanha voltou as atenções para as crianças carentes de comunidades rurais de Mossoró. E dentro desse novo formato, as crianças das comunidades da Alagoinha foram as grandes beneficiadas.

Nesta quarta, aconteceu uma grande programação de encerramento da Campanha dentro da Fazenda Experimental da Universidade, que funciona na Alagoinha. Cerca de 200 crianças de 3 escolas municipais da comunidade foram levadas para festejar a Páscoa e participar de todas as atividades lúdicas oferecidas este ano pela Ufersa.

A programação começou às 8h com a recepção aos estudantes e as brincadeiras da Palhaça “Paçoca”, interpretada por Gorete Alves. Depois foi a vez dos “Andarilhos de Mossoró” passarem sua mensagem à criançada. Lideradas pelos estudantes de Educação do Campo da Ufersa, Rogenildo Silva e Luiza Maria, a turma dos “Andarilhos” falou de respeito, valores, meio ambiente, regionalismos, tudo de forma simples e divertida. Rogenildo ainda aproveitou o momento para interagir com a garotada por meio de outro personagem, o “Juquinha”, um fantoche interpretado pelo próprio aluno.

Rogenildo Silva encenando um andarilho dentro da programação / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Mas o grande momento da manhã ainda estava por vir. O objetivo da Campanha foi também proporcionar uma aula de campo para as crianças e foi a partir daí que veio a equipe do projeto “Sem abelha, sem alimento”, desenvolvido na própria Fazenda Experimental por estudantes da pós-graduação da Ufersa sob a coordenação da professora Kátia Gramacho. A equipe entrou no clima da alegria e se vestiu com adereços para lembrar que as abelhas são essenciais para o ecossistema e, principalmente, para a produção de alimentos. “Precisamos dessa educação ambiental desde cedo para mostrar a essas crianças e aos pais delas que as abelhas são fundamentais no meio ambiente”, defendeu a professora Kátia.

A equipe do projeto caprichou na mensagem e ainda entregou a cada criança um favo para mostrar que o mel é um alimento. Com o recado dado, a organização encerrou a programação da Campanha de Páscoa distribuindo para cada menino e menina uma caixa de chocolate. Este dia temático foi acompanhado pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, pela Coordenadora da Campanha, a professora Ludimilla Carvalho Oliveira e por toda a organização da iniciativa.

A professora Ludimilla comemorou os resultados obtidos nesta sexta edição da Campanha de Páscoa da Ufersa e agradeceu o empenho dos artistas e dos parceiros: Sintest, Assufersa e Produtos Ísis, que distribuíram iogurtes e sucos da marca para todos os participantes. “É mais uma ação de cidadania, de responsabilidade social que a Universidade desenvolve. Estamos muito felizes e satisfeitos com as doações e com toda a programação elaborada para este encerramento”, falou Ludimilla.

O Reitor também enalteceu a campanha e falou da importância de aproximar a comunidade das ações desenvolvidas pela Ufersa. “Essas crianças poderão ser futuros alunos e alunas da Ufersa e é muito importante, desde cedo, mostrar a Universidade, o que se produz e trazê-las ao nosso ambiente. E nada melhor que fazer isso com essas ações lúdicas que envolvem toda a comunidade”, defendeu o Reitor Arimatea.

Equipe do projeto “Sem abelha, sem alimento” entrou no clima da alegria e se vestiu com adereços para lembrar que as abelhas são essenciais para o ecossistema e, principalmente, para a produção de alimentos / Foto Assecom Ufersa

MAIS CRIANÇAS BENEFICIADAS – Pelo balanço da organização, a Campanha de Páscoa da Ufersa desse ano conseguiu arrecadar mais de 400 caixas de chocolate. Desse total, cerca de 250 foram entregues às crianças da comunidade da Alagoinha, as outras foram distribuídas para as crianças internadas na pediatria do Hospital Regional Tarcísio Maia e também para os pequenos do Núcleo Integrado de Apoio à Criança e da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Encerramento Campanha de Páscoa Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom