Ufersa investe em Empresas e Iniciativas Juniores em Mossoró

Estudante, Extensão 27 de março de 2018. Visualizações: 2482. Última modificação: 28/03/2018 12:08:58

Representantes das Empresas Juniores da Ufersa em Mossoró. Cada Empresa agora terá sua própria sede / Foto Assecom Ufersa

Salas do Centro de Convivência do Campus Oeste onde irão funcionar mais 5 Empresas Juniores da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Serviços de consultoria administrativa, de produção, contábil, ou projetos ambientais, de ecologia, na área de manejo da pesca, zootecnia, agronomia ou da construção civil. Todo esse leque de trabalho está a disposição da sociedade por um preço menor que o do mercado, porém com muita qualidade. E onde encontrar tudo isso? Na Ufersa!

As Empresas Juniores atuam na Universidade como um campo de trabalho para os estudantes colocarem em prática tudo que está sendo aprendido em sala. É uma forma de preparar o aluno e futuro profissional para o mercado de trabalho. Uma Empresa Júnior funciona como qualquer outra empresa: tem CNPJ, é cadastrada e regulamentada dentro da área de atuação e tem toda uma equipe de trabalho. E por falar em equipe, é aí que está o diferencial: as empresas juniores são compostas por alunos motivados e com vontade de ver o negócio dar certo. Além disso, cada empresa tem um tutor professor acompanhando e orientando os passos da equipe.

A dedicação dos alunos na Empresa Júnior é importante, mas não é tudo. Também é preciso contar com estrutura física e de material para a atividade prosperar. Pensando nisso, a Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, anunciou uma série de medidas para apoiar as Empresas e Iniciativas Juniores que atuam na Universidade. Numa reunião nesta segunda, dia 26, o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, o professor Almir Mariano, informou aos representantes das EJs que a Ufersa vai ceder uma sala de trabalho, além de computadores, mobília e material de expediente a todas as Empresas Juniores que ainda não contam com sede dentro da instituição. Com isso, serão beneficiadas as Empresas Juniores dos cursos de Engenharia Civil de Mossoró (Alpe Engenharia), de Ecologia (Ecoando), de Agronomia (Agrotec), de Biotecnologia  (Embasa) e de Engenharia de Pesca (Proaqua). Essas empresas ganharão uma sala, cada uma, no Centro de Convivência, no Campus Oeste.

Cerimônia de Posse da nova diretoria da Pilares do curso de Engenharia Civil da Ufersa Caraúbas / Foto cedida

Segundo o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Ufersa, o professor Rodrigo Sérgio Moura, está em tramitação no Conselho Universitário uma minuta que regulamenta as Empresas e Iniciativas Juniores justamente para dar mais força e regulamentar todas as EJs e IJs. A diferença entre Empresas e Iniciativas está na regulamentação. Enquanto as EJs são registradas com CNPJ, as IJs são organizações de estudantes que almejam regulamentar a empresa.

Além da estruturação física e de equipamentos, na reunião entre os representantes das EJs também ficou decidido a realização de um Workshop para o próximo semestre. O foco será a inovação e o empreendedorismo. Atualmente, a Ufersa conta com 15 Empresas Juniores, sendo 12 em Mossoró, 3 em Caraúbas e 1 em Pau dos Ferros.

POSSE DE NOVOS MEMBROS – Nos últimos dias, 3 Empresas Juniores da Ufersa ganharam novos diretores/integrantes: a Pilares Engenharia do curso de Engenharia Civil do Campus Caraúbas, a Alpe Engenharia do curso de Engenharia Civil e a Ecoando Soluções do curso de Ecologia da Ufersa em Mossoró.