GEDIC reúne equipe para planejamento das ações voltadas a 2018.1

Estudante, Gestão 26 de março de 2018. Visualizações: 571. Última modificação: 28/03/2018 17:47:16

O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC se reuniu nos dias 24 e 25 de março, na sede do Centro de Referências em Direitos Humanos da Ufersa – CRDH para o planejamento das atividades do primeiro semestre de 2018.

O primeiro ponto da programação foi a exibição do documentário “O dia que durou 21 anos” (Camilo Tavares, 2013) que trata sobre o contexto do golpe militar em seus mais diversos aspectos. Posteriormente, foi feita uma análise de conjuntura do momento político atual, no qual se evidencia pelo corte de gastos nos setores sociais, perseguições políticas e violações a dispositivos constitucionais. “Dessa forma, permitiu interseccionar pontos comuns entre os golpes de 1964 e 2016”.

No momento da tarde foi realizado avaliações sobre as atividades e funcionamento do grupo no decorrer do semestre 2017.2 para, a partir disso, estabelecer parâmetros para o desempenho das atividades no semestre em curso.

Já no domingo, dia 25, pela manhã, elaborou-se o calendário de ações, visando atender as demandas de pesquisa e extensão universitária que, neste caso, pautam-se numa perspectiva crítica em Direitos Humanos e Educação Popular. Dentre essas ações estão: Cine GEDIC, realizações de eventos, publicação de trabalhos em eventos, dentre outros.

Os interessados em integrar as atividades do grupo poderão, no início do semestre 2018.1, participar da formação para os novos membros, em que categorias centrais para a compreensão do marxismo, dos dilemas da América Latina e para uma perspectiva crítica do Direito são expostas. O GEDIC vem atuando há 08 anos, exercendo um papel de defesa e promoção dos Direitos Humanos e da Democracia. Para isto, busca uma formação crítica, utilizando-se de categorias marxianas, e promovendo ações nos campos de pesquisa e extensão popular junto a comunidades e movimentos sociais.

Reunião de planejamento das atividades do CRDH para 2018.1 |Foto cedida