Pesquisadores da Universidade de Miyazaki, no Japão, articulam com a Ufersa parceria para pesquisas

Pesquisa 20 de março de 2018. Visualizações: 2041. Última modificação: 20/03/2018 09:44:23

Pesquisadores da Universidade de Miyazaki, no Japão, realizaram visita à Universidade Federal Rural do Semi-Árido durante esta segunda-feira, dia 19, com objetivo a prospecção de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na área da Medicina e Medicina Veterinária. A programação iniciou com uma recepção pelo professor José de Arimatea de Matos, pela manhã, e uma roda de apresentações dos trabalhos e vocações das duas universidades à tarde.

As rodadas de conversas envolveram temas de projetos e esclarecimentos de dúvidas relacionadas à política de educação, ciência e tecnologia no Japão e no Brasil. Os professores Tamaki Okabayashi e Kazuhiro Morishita estão interessados, mais especificamente, em aprofundar os estudos sobre Zika Vírus. Okabayashi é veterinário e pesquisa vírus de interesse em saúde humana e animal transmitidos por mosquito. Já o professor Morishita é médico e pesquisa bioquímica celular e de tumores, com ênfase em leucemia (ATL) causada por infecção viral (HTLV-1).

Os dois já desenvolvem trabalhos que cruzam a possível interação entre o Zika vírus e o vírus da Diarreia Viral Bovina – BVDV. Agora, eles pretendem, via parceria com instituições brasileiras, analisar a possível relação entre a pecuária e a microcefalia no Brasil.

Os dois pesquisadores acompanharam a apresentação do vice-reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, sobre o panorama histórico e científico da Ufersa e as possíveis parcerias que podem ser firmadas, bem como tirou dúvidas de pesquisadores da universidade sobre o andamento dos estudos.

A Universidade de Miyazaki já mantém projetos em conjunto com outras instituições brasileira através do Programa Capes e Sociedade Brasileira para Promoção da Ciência – JSPS. A programação foi acompanhada também pelo professor Sidnei Miyoshi Sakamoto e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jean Berg Alves da Silva.