Projetos apresentados na Feira de Ciências da Ufersa são premiados na Febrace em SP

Extensão 19 de março de 2018. Visualizações: 1769. Última modificação: 19/03/2018 14:01:04

Representantes potiguares durante premiação da Febrace 2018 / Foto cedida

A semana começou em clima de comemoração para a comitiva potiguar que participou da 16º Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, na Escola Politécnica da USP. Ao todo, foram 11 prêmios para o Rio Grande do Norte, sendo 06 para trabalhos desenvolvidos no interior e 05 para trabalhos apresentados na Feira de Ciências do Semiárido.

Alunas da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira, no Abolição 4, em Mossoró, Rayla Cecília, Évely Yara e Ekarinny Myrela foram algumas das estudantes que se destacaram na Febrace. As estudantes receberam os prêmios “Edusp” e “Destaques da Federação” pelo projeto “Cashew Bottle: garrafa biodegradável produzida através do reaproveitamento de resíduos do cajueiro”.

Quem também se destacaram na Feira foram as alunas Kalidja Mariely e Maria Graciele, que junto ao orientador Ivanildo Bezerra, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Assú, receberam o Prêmio ABRIC de Excelência em Iniciação Científica, com o projeto GIROGLOVE.

A premiação da Febrace aconteceu no último dia 16 de março. A comitiva potiguar contou com a participação de 38 pessoas, entre estudantes, orientadores, técnicos das Direcs e servidores da Ufersa. Sete projetos de escolas da rede estadual de ensino também concorreram.

A comitiva potiguar contou com a participação de 38 pessoas, entre estudantes, orientadores, técnicos das Direcs e servidores da Ufersa / Foto cedida

A Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Ufersa, enviou 06 equipes para a Febrace em 2018, tendo representações da 11ª, 12ª, 13ª e 15ª Diretorias Regionais de Ensino.

Fruto de parceria ente a Ufersa, UERN e SEEC, o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar vem sendo desenvolvido desde o ano de 2010. O objetivo é estimular o interesse pela ciência nos jovens de localidades remotas do sertão do semiárido. Para isto, o programa envolve etapas de capacitação de professores e alunos sobre o método científico, por meio da Tecnologia social de educação “Metodologia Científica ao Alcance de Todos”- MCAT; oficinas de elaboração de projetos; acompanhamento das atividades de execução dos projetos; feira de ciências nas escolas; feira de ciências nas diretorias regionais; organização da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar e, por fim, a participação dos melhores trabalhos em Feiras de Ciências Nacionais e Internacionais. Ao todo, o programa já recebeu 2.600 participantes, capacitou 500 professores, organizou 286 feiras escolares e recebeu 40 prêmios em eventos nacionais e internacionais.