Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Equipe da Ufersa participa pela primeira vez de Torneio Nacional de Robótica

Estudante, Extensão 15 de março de 2018. Visualizações: 2221. Última modificação: 15/03/2018 20:57:22

A equipe Yellow Submarine da Ufersa formada por 2 alunos da Universidade e 2 alunos da rede municipal de Mossoró / Foto Assecom Ufersa

Pela primeira vez, uma equipe da Ufersa e de escolas públicas do interior do RN irá participar de uma competição nacional de Robótica. Este ano, a equipe Yellow Submarine do Pensare da Ufersa (Projeto de Ensino Através de Robótica Educacional) conseguiu vaga após a desistência de uma outra equipe e agora está de malas prontas para Curitiba/PR. A turma vai representar a Universidade e o município de Mossoró na First Lego League FLL, que é um torneio de robótica voltado para crianças e jovens de 9 a 16 anos.

Criado em 1998, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego.

Segundo o coordenador do Projeto, o professor Sílvio Fernandes, o torneio vai contar com a participação de 83 equipes de todo o país, mas desse total, apenas 7 são de grupos de Robótica que atuam em escolas públicas como é o caso do Pensare da Ufersa. “O formato da competição é interessante porque existe um desafio relacionado a um tema que neste ano é recursos hídricos e aí o robô tem que fazer algumas missões dentro de uma arena e os alunos precisam apresentar algum projeto de pesquisa sobre o tema”, explicou o professor Sílvio.

A arena onde os estudantes treinam para as competições de robótica / Foto Assecom Ufersa

A comitiva da Ufersa será formada pelos técnicos Igo Joctan Almeida e Isabelle Pereira de Oliveira, ambos estudantes do curso de Ciência da Computação, e também pelos alunos da rede pública Karoline Victoria da Silva Teixeira (Escola Municipal Rotary) e Gustavo dos Santos Paiva (Escola Municipal Duarte Filho). Segundo o professor Sílvio, a participação da equipe só foi possível graças ao apoio da Ufersa, que concedeu as passagens aos dois estudantes/técnicos por meio do Centro de Ciências Exatas e Naturais; ao apoio da Prefeitura de Mossoró que comprou as passagens para os alunos da rede municipal e também ao empenho de professores que se mobilizaram numa campanha de arrecadação para os estudantes.

“Já tem 3 anos que participamos dessa competição, mas nunca tivemos a oportunidade de ir para essa etapa nacional. É um torneio muito importante na vida desses meninos e na nossa também, é como se fosse a validação do trabalho que a gente vem fazendo até agora nas escolas”, comemorou Igo Joctan.

Perguntados sobre o porquê do nome “Yellow Submarine”, os estudantes responderam que veio de forma despretensiosa. Yellow Submarine é uma música dos Beatles que fala de um homem que partiu ao mar enfrentando adversidades, mas que no final encontrou a felicidade no seu submarino amarelo. E a expectativa é que a equipe da Ufersa também encontre a felicidade/vitória neste e em outros submarinos amarelos que ainda virão.

O Torneio Nacional da First Lego League começa nesta sexta, 16, e vai até domingo.

 

Integrantes do Projeto Pensare da Ufersa comendados pelo professor Sílvio Fernandes / Foto Assecom Ufersa