Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa entrega primeira cadeira motorizada para aluno do Campus Caraúbas

Acessibilidade, Inclusão, Investimento 7 de Março de 2018. Visualizações: 3257. Última modificação: 07/03/2018 16:17:44

A chegada da cadeira foi bastante comemorada pelo estudante Gleison Medeiros / Foto Assecom Ufersa

Reitor Arimatea Matos falando dos avanços da Universidade na área da inclusão e da acessibilidade / Foto Assecom Ufersa

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e a Coordenadora de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social, a Caadis, a professora Luciana Mafra, iniciaram nesta quarta, dia 07, a entrega das cadeiras motorizadas adquiridas pela Universidade por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES. A Ufersa Caraúbas foi a primeira unidade da instituição contemplada com a cadeira que suporta até 140 kg e é movida a bateria.

Segundo a Caadis, a cadeira será de uso compartilhado para os estudantes cadeirantes matriculados no campus. O aluno de Ciência & Tecnologia, Gleison Medeiros, é um dos que passam a utilizar a cadeira para auxiliar a sua mobilidade interna entre os setores do campus. O jovem que tem distrofia muscular andava numa cadeira de rodas e tinha dificuldades de se locomover entre o bloco de salas de aula e o Centro de Convivência, por exemplo. “Sou muito grato pela chegada da cadeira, agora vai dar para circular de forma mais fácil e ágil pelos setores”, comemorou o jovem que é natural de São Paulo e está na Ufersa há pouco mais de 1 ano.

A entrega da cadeira motorizada emocionou Gleison e foi aplaudida por todos os colegas e amigos do universitário. “Essa entrega de hoje não representa nenhuma generosidade, estamos cumprindo uma obrigação, atendendo uma lei”, esclareceu a professora Luciana Mafra para o Gleison e todos os estudantes de Caraúbas.

O Reitor, o professor José de Arimatea, fez a entrega oficial da cadeira e esclareceu que a Ufersa vem garantindo acessibilidade e mais inclusão ao dotar os campi com esse tipo de equipamento. “A cadeira vai servir a Gleison e todos os cadeirantes que venham estudar na Ufersa. Além disso estamos investindo em obras e adquirindo equipamentos para melhorar ainda mais a acessibilidade, como os mapas táteis que serão instalados pela Universidade”, destacou o reitor.

Depois de Caraúbas, a Caadis deve entregar a cadeira motorizada do Campus de Pau dos Ferros. A ideia é que cada unidade da Ufersa disponha do equipamento.

A entrega da cadeira motorizada emocionou Gleison que é natural de São Paulo e está na Ufersa há pouco mais de 1 anos / Foto Assecom