Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa inicia visitas para implementar projetos de pesquisa e extensão em assentamento de Apodi

Extensão, Pesquisa 5 de março de 2018. Visualizações: 1449. Última modificação: 05/03/2018 19:36:32

Extensionistas do GVAA, NUMA e CRDH Semiárido e assentados/as do Paulo Canapum, / Foto: Thaís Kétura

A Ufersa, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido, CRDH Semiárido, iniciou as ações para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no Assentamento Paulo Canapum, localizado no município de Apodi. O trabalho, posteriormente, vai seguir para as demais comunidades situadas no perímetro irrigado da região.

A iniciativa tem a parceria do Eixo Agrário e de Acesso à Terra, do Núcleo Macambira de Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NUMA), do Grupo Verde de Agricultura Alternativa (GVAA) e do Projeto de Pesquisa Caracterização Socioeconômica e Ambiental da População das Comunidades Rurais da Chapada do Apodi, sob a coordenação dos professores Oona Caju, Vânia Porto e Jorge Luís de Oliveira Filho.

Esse trabalho com a comunidade está proporcionando uma estrutura para irrigação do sistema agroflorestal cultivado por um dos agricultores, o Senhor João Paulino. Segundos os pesquisadores, trata-se de uma experiência agroecológica que será o piloto para outras famílias que desejarem adotar as tecnologias mencionadas.

Momento da reunião com os assentados, no final de fevereiro / Foto: Vagner Brito

Além disso, também está em elaboração um curso de extensão, a partir do viés da educação popular, para formação de agentes socioambientais locais. O objetivo é trabalhar conteúdos de agroecologia, técnicas de manejo, planejamento e fiscalização ambiental e direitos fundamentais com a população do perímetro, que também será multiplicadora do processo educacional.

Uma das primeiras visitas da equipe ao Assentamento Paulo Canapum aconteceu em fevereiro deste ano. Em reunião com assentados e representantes da associação local, foi proposto que cada um relatasse um pouco da história do assentamento e seus momentos mais importantes.  Esse diálogo proporcionou um conhecimento inicial do assentamento e deu à equipe da Ufersa elementos para a elaboração de uma proposta de atuação, exposta na última visita ao local. A interação ajudou a formular, de acordo com as principais demandas levantadas pela comunidade, o modo pelo qual a parceria será efetivada. As equipes dos três projetos envolvidos estão finalizando a proposta formal de um programa de extensão, que abarcará as atividades mencionadas e firmará importantes pontes de diálogo entre os assentamentos do perímetro irrigado de Apodi e a Ufersa.