Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa reúne equipe de gestores para avaliar as ações do ano de 2017

Gestão 22 de dezembro de 2017. Visualizações: 1491. Última modificação: 22/12/2017 09:15:04

Reunião com todos os gestores para avaliar as ações do ano de 2017 / Foto Eduardo Mendonça

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, realizaram nesta quinta, dia 21, uma reunião com toda a equipe de gestão formada por Pró-Reitores, Superintendentes e Assessores com o objetivo de fazer um balanço e uma avaliação das ações realizadas em cada setor no ano de 2017.

Confira um balanço resumido de cada unidade:

Pró-Reitores da Prograd, Rodrigo Codes e Luciana Nunes / Foto Eduardo Mendonça

– Pró-Reitoria de Graduação (Prograd): A equipe da Prograd, tendo como Pró-Reitores os professores Rodrigo Nogueira de Codes e Luciana Nunes, apresentou as ações positivas do setor enfatizando as reuniões de integração com os Centros, Departamentos, Coordenações de Curso e Campi. A Graduação ainda lembrou que esse ano foram criados 5 novos cursos (Letras Português – Caraúbas, Pedagogia – Angicos, Química e Física (EaD), e Engenharia Elétrica em substituição a Engenharia de Energia no Campus Sede. Entre os eventos, a Prograd ainda falou da implantação dos novos módulos do SIGAa, de vários Projetos Políticos Pedagógicos aprovados e vários outros em andamento e também sobre os avanços da Educação à Distância. Em 2017, o Núcleo de Educação á Distância da Ufersa, o NEAD, passou por uma reestruturação do espaço físico e abriu 668 novas vagas para a graduação á distância.

Pró-Reitores da Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves e Vander Mendonça / Foto Eduardo Mendonça

– Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg): A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação encerra 2017 com uma nova realidade e uma boa aceitação em relação à Iniciação Científica. O último Seminário de Iniciação terminou com mais de 80% de aprovação entre os alunos. A equipe da PROPPG também lembrou do Programa de Apoio a Pós-Graduação e da institucionalização das Secretarias da Pós-Graduação. Os Pró-Reitores Jean Berg Alves e Vander Mendonça ainda abordaram a melhora dos conceitos dos Programas de Ciência Animal e Fitotecnia, que agora são 5 e 6, respectivamente, e também da qualificação docente. A Pró-Reitoria comemora os resultados de submissão de projetos e as novas parcerias com empresas privadas.

– Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae): A Assistência Estudantil da Ufersa também termina 2017 com um balanço positivo. Os destaques foram as entregas do Restaurante Universitário de Mossoró e das Residências dos Campi de Pau dos Ferros e Caraúbas. Os Pró-Reitores Vânia Porto e Júlio César Rodrigues ainda comentaram sobre as ações de acolhimento com os estudantes, o Fórum de Assistência Estudantil e as atividades de saúde mental com ênfase ao Setembro Amarelo. Na parte esportiva, a Proae apoiou a realização dos Jogos Intercursos, o Torneio de Natação Master e a participação da Ufersa nos Jogos Universitários. Na área de estrutura, a Pró-Reitoria já iniciou o trabalho de recuperação do piso e da Pintura do Ginásio Poliesportivo. Para 2018, a Proae deve trabalhar para fazer a entrega dos Restaurantes dos Campi e da Residência de Angicos, além das novas moradias da Vila Feminina de Mossoró.

– Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec):  De acordo com os Pró-Reitores da área, os professores Rodrigo Sérgio Ferreira Moura e Almir Mariano Souza, a Extensão em 2017 conseguiu cumprir as metas do ano estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional para o setor com a consolidação dos módulos do SIGAa, além da implantação do módulo de bolsas e da gestão financeira de projetos no mesmo Sistema. A Proec ainda conseguiu consolidar a política de editais e aprovaram a minuta para o novo edital de programas e projetos, com previsão de lançamento até o início de fevereiro, e a minuta que regulamenta as Empresas Juniores da Universidade. Também foi destacado a instalação da Incubadora Tecnológica de Mossoró, IAGRAM, na sede da própria Proec e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino de Música da Ufersa, o NUEM.

Reunião com equipe de Gestores / Foto Eduardo Mendonça

– Pró-Reitorias de Administração, Planejamento e Superintendência de Infraestrutura (Proad, Proplan e SIN):  Na área administrativa, a Ufersa deu um grande salto em 2017 pelo balanço das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração e da Superintendência de Infraestrutura. Ao todo, foram concluídas 16 obras, como o Restaurante Universitário de Mossoró e o Auditório Amâncio Ramalho, e licitadas outras como os Laboratórios de Habilidades para o curso de Medicina e o de Tecnologia da Informação de Pau dos Ferros. As unidades administrativas da Ufersa deve encerrar 2017 com a instalação de placas de sinalização e identificação predial com acessibilidade e a instalação de novas plataformas de acesso para cadeirantes. Além disso, neste fim de ano foi contratada uma empresa para destinar de forma correta os resíduos dos laboratórios da Universidade. Nas rotinas de trabalho, a Proad e Proplan implementaram manuais de riscos, política de gestão de riscos, escritório de processo e mapeamento de processo. Também foi iniciada uma gestão de tratamento de esgotos. Representando a Proplan e a Proad estavam os Pró-Reitores Álvaro Fabiano Macedo, Moacir Franco, Jorge Luis e Anaklea Melo, respectivamente. A SIN foi representada pelo Engenheiro Cleyton Kleber Dantas.

– Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe):  A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Oliveira, apresentou o balanço do setor em 2017 destacando o desenvolvimento de mais servidores dentro do programa de qualificação e também falando do edital de eventos externos que chegou a atender 41 servidores. Segundo Keliane, mais de 30 servidores técnicos da Ufersa estão em processo de qualificação. Quanto a promoção da saúde, a Progepe falou das ações e conscientização com os servidores e do Projeto Progepe nos Campi, onde aproxima a Pró-Reitoria dos servidores de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. A Pró-Reitora também enalteceu a institucionalização de acolhimento aos novos servidores e a maior integração que aconteceu entre os setores e a Progepe.

Reunião equipe de Gestores Ufersa, ano 2017 / Foto Eduardo Mendonça

– Superintendência de Tecnologia da Informação (Sutic):  O Superintendente responsável pela área de Tecnologia da Informação, Nichollas Rennah, ressaltou que em 2017 conseguiu implantar a página dos Dados Abertos e ampliou a rede WiFi em vários setores da Ufersa. Nos campi de Caraúbas e Pau dos Ferros foram contratados links reservas com até 100 Mb e até 2020 serão  1 Giga para cada Campus.  Nichollas ainda reforçou a instalação do Sistema de Monitoramento da Ufersa com a ampliação de câmeras, reforçando a segurança interna da Ufersa.

Caadis – A Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da Ufersa termina o ano comemorando as ações do setor. Foram realizados o IV Seminário de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social com mais de 600 inscritos. Também foram executados o Programa Abdias Nascimento – curso que prepara para ingresso na Pós-graduação, um dos únicos da região Nordeste, tendo mantido turma regular de 24 estudantes, com 19 projetos de pesquisa finalizados pelos estudantes que irão concorrer em diferentes programas de pós-graduação. Segundo a Coordenadora do Setor, a professora Luciana Mafra, houve uma sistematização do atendimento ao estudante com deficiência e a consolidação do programa de bolsas acessibilidade. A Caadis ainda proporcionou a formação permanente de bolsistas em temas da educação especial e legislação educacional no campi da Ufersa, produção de edital e vídeos em libras e formação da Comissão de Verificação de autodeclaração étnica e racial para Concursos.

No final da reunião, o chefe de gabinete da Reitoria, o professor Felipe Ribeiro, lembrou das ações referentes as comemorações dos 50 anos de ESAM/Ufersa e dos avanços durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em especial, aos projetos da Feira de Ciências do Semiárido. O Reitor Arimatea parabenizou a equipe e ratificou que este é o caminho. Mesmo com todas as desconfianças e incertezas do Cenário Nacional, a Ufersa cresceu na qualidade e na quantidade no ano de 2017, o ano do seu cinquentenário. O Reitor enfatizou que a Ufersa encerra o ano com as contas da Universidade em dia e com as despesas de custeio dos primeiros meses de 2018 já empenhadas. “Não foi um ano fácil, trabalhamos na gestão com muita responsabilidade e dedicação e assim conseguimos encerrar 2017 com bons resultados. Que venha 2018 com mais trabalho e novos avanços”, finalizou o Reitor dando votos de Boas Festas para todos e todas.