Ufersa e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais assinam Protocolo de Intenções em SP

Gestão, Pesquisa 11 de dezembro de 2017. Visualizações: 1678. Última modificação: 11/12/2017 21:55:36

Assinatura do Protocolo de Intenção entre o Reitor Arimatea e o Diretor do INPE, Ricardo Galvão / Foto cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Ufersa, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, firmaram nesta segunda, dia 11, um Protocolo de Intenções com o objetivo de unir suas competências visando o compartilhamento de dados para a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O Protocolo abrange áreas de interesse mútuo, em especial, as relacionadas com coleta de dados ambientais, meteorologia, sensoriamento remoto e energias renováveis, visando o uso para fins próprios e a disseminação do conhecimento para a sociedade. O documento foi assinado em São Paulo pelo Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e pelo Diretor do INPE, Ricardo Magnus Osório Galvão.

A articulação para o Protocolo de intenções foi realizada entre o Chefe do Centro Regional do Nordeste do INPE, o Engenheiro Manoel Jozeane Mafra de Carvalho e George Bezerra Ribeiro, Engenheiro do INPE/CRN, lotado no Centro de Engenharias da Ufersa, onda atua em pesquisas nas áreas de instrumentação meteorológica, micrometeorologia e espeleoclimatologia.

Área do Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial – Embrace / Foto cedida

Como resultado do estabelecimento deste Protocolo, duas atividades já estão em formatação: a primeira é a realização de uma pesquisa, coordenada pelo Professor Paulo César Moura da Silva intitulada “Comparação de Dois Sistemas de Informações Geográficas Livres e Gratuitos na Estimativa de Biomassa” por meio de Imagens de Alta Definição no Semiárido Nordestino.

Nesta pesquisa será realizada a comparação da aplicação dos sistemas Qgis e o SPRING (este último desenvolvido pelo INPE) para a determinação da biomassa em área de caatinga, tendo por referência o levantamento em campo da área geográfica analisada. Outra atividade programada é a participação de 3 professores da Ufersa em um curso de capacitação sobre o uso do Software TerraMA2, (também desenvolvido pelo INPE), que é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos de Monitoramento, Análise e Alerta a Extremos Geoambientais.

A expectativa é que os novos projetos sejam elaborados ao longo dos 2 anos da vigência do Protocolo de Intenções. Durante sua visita ao INPE, o Reitor Arimatea conheceu parte da infraestrutura do Instituto de Pesquisa como o Centro de Controle de Satélites, o Laboratório de Integração e Testes e o Centro de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial – Embrace.

Reitor Arimatea Matos e o engenheiro George Ribeiro conhecendo as instalações do INPE após a assinatura do Protocolo de Intenções / Foto cedida