Começa a edição 2017 do Seminário de Iniciação Científica da Ufersa

Pesquisa 11 de dezembro de 2017. Visualizações: 1288. Última modificação: 11/12/2017 21:44:06

Auditório Amâncio Ramalho lotado na solenidade de abertura do Semic / Foto Assecom Ufersa

Apresentação do Semic. Ao todo, 324 trabalhos estão inscritos / Foto cedida

Começou nesta segunda, dia 11, a 23ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Ufersa. A programação científica do Semic teve início ainda pela manhã com as apresentações orais e em painéis e deve seguir até esta terça, dia 12. A noite, aconteceu a solenidade de abertura no Auditório Amâncio Ramalho, que ficou lotado. Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento.

Este é o primeiro Semic realizado após a publicação das Resoluções do Conselho Universitário que disciplinam sobre a composição, o funcionamento e as atribuições do Comitê Científico da Universidade. A importância dessas novas resoluções foi lembrada pelo Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, que reforçou o compromisso da Ufersa com a iniciação científica. “Estamos dando um passo de cada vez e essas resoluções já ajudaram muito o nosso comitê”, declarou Domingues.

Autoridades acadêmicas abordando a importância da Iniciação Científica / Foto Assecom

A mesa de abertura do Semic ainda contou com a presença do Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Vander Mendonça, do Diretor do Campus da Ufersa em Caraúbas, o professor Daniel Freitas Martins, e também do presidente do Comitê Científico da Ufersa, o professor José Luis Costa Novaes.

Após a solenidade, o público acompanhou a palestra do professor John Fontenele, Secretário Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. O professor falou sobre o tema: “Por que estamos fazendo pesquisa?” Ao todo, 324 trabalhos entre PIBIC, PICI, PIVIC e PIBITI foram inscritos para o Semic deste ano na Ufersa. Nesta terça acontece a solenidade de encerramento com a entrega de certificados, menções honrosas e premiação para os melhores trabalhos.