Seminário de Boas Práticas Administrativas discute melhorias no processo de comunicação da Universidade

Gestão, Servidor 4 de dezembro de 2017. Visualizações: 1471. Última modificação: 04/12/2017 11:50:36

Terceira edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa, no Auditório Amâncio Ramalho

O mês de novembro foi finalizado com dois dias integralmente dedicados a discutir melhorias nas atividades administrativas da comunidade acadêmica, com a promoção da terceira edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa – SBPA, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, reunindo, em Mossoró, os técnicos-administrativos do Campus Sede e ainda dos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Em cada edição, um assunto transversal da administração é escolhido para nortear as discussões. Neste ano, a partir do tema “Comunicação e Gestão: uma relação de sucesso”, o seminário propôs capacitação dos servidores para o aperfeiçoamento da comunicação institucional e interpessoal, visto ser de suma importância para o melhor desempenho das atividades organizacionais.

A primeira explanação sobre o assunto ficou a cargo da palestra do doutor Jorge Antônio Menna Duarte, jornalista e relações-públicas, atuou durante oito anos como assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e, atualmente, é coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa.

Jornalista e relações públicas, Jorge Duarte profere palestra de abertura da terceira edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa

“Comunicação não é uma ação ou uma peça em isolado, mas um processo”, destacou ele, ao pontuar a importância do papel de todos da instituição para a promoção de uma cultura de comunicação, que afeta no desempenho pessoal e na boa imagem da instituição. Em meio a este processo, a palestra do segundo dia, ministrada pelo jornalista Higo Lima, da assessoria de comunicação da Ufersa, trouxe as Redes Sociais para o centro das discussões.

Professora Niáscara Valesca do Nascimento Souza integra a mesa-redonda sobre comunicação e inclusão durante a terceira edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa

“A sociedade tem sido implacável na cobrança por transparência e as Instituições vêm buscando soluções para responder à altura. As redes sociais têm sido aliadas na tentativa de diminuir a distância entre nossas rotinas e a comunicação delas ao público externo. Hoje, nosso desafio é uma comunicação que interaja com todas as plataformas, em várias linguagens para atender a um público tão diversificado. As redes sociais são essa possibilidade”, destacou o jornalista.

Os desafios específicos para o público interno foram elucidados na palestra do administrador Frank da Silva Felisardo ao palestrar sobre “Comunicação para Melhoria dos Fluxos Administrativos”. Exemplo especial desse fluxo passa pelos esforços para a promoção de uma comunicação inclusiva, tema debatido na mesa redonda que integrou a professora da Ufersa Niáscara Valesca do Nascimento Souza, os técnicos-administrativos José Nelto de Carvalho (SUTIC) e Anne Karoline Silva Felix (Assistente Social) na mesa-redonda mediada pela professora da UERN Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

Comunicação não é uma ação ou uma peça em isolado, mas um processo

Jorge Duarte, coordenador de Comunicação em C&T da Embrapa
Um dos momentos mais importantes do Seminário se deu nas oficinas ofertadas para capacitação em áreas como redação oficial, redes sociais, falar em público, cuidados com a voz e liderança. Outro ponto alto foi a exposição dos Painéis Temáticos apresentados pelos servidores Geisa Maria Rodrigues de Vasconcelos e José Francisco dos Passos Júnior. No primeiro caso, o tema fora a Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Comunicação e, na segunda apresentação, os Desafios para a Implantação de uma Política de Comunicação Institucional Integrada na Ufersa”.

Ao final do evento, a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Ufersa, Rannah Munay Dantas da Silveira, agradeceu a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica. “Foram dois dias muito rico de bastante debate que, certamente, irá ter reflexo direto nas nossas rotinas de agora em diante. O mais importante que vimos aqui, no entanto, foi a interação de todos, das mais diversas unidades administrativas, em prol do aprimoramento da nossa Universidade”, agradeceu.

Apresentação cultural – Os talentos da casa abrilhantaram a programação cultural do evento. Na abertura, o grupo de teatro científico “Os Periódicos”, do Campus Caraúbas, apresentaram um sketch a partir da análise do discurso de palavras utilizadas em aulas de química, apresentando a importância da linguagem para a construção de conceitos científicos. Já no encerramento, os servidores Ranniery Oliveira Dantas de Moura, Patrick Klysman Costa Santiago e o estudante estagiário da biblioteca, Bryan Alexandre Souza Rocha, agitaram com a apresentação musical.

Certificados – O certificado emitido aos participantes do III Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa será enviado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Acompanhe as informações da página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

Higo Lima, jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufersa, em palestra sobre redes sociais durante a terceira edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa
Passos Júnior, jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufersa, fala sobre os desafios para implantação de uma Política de Comunicação
Administrador Frank da Silva Felisardo palestrou sobre “Comunicação para Melhoria dos Fluxos Administrativos"