Ufersa avança 3 posições no IGC nacional e continua no topo entre as instituições do interior do N e NE

Reconhecimento 28 de novembro de 2017. Visualizações: 8299. Última modificação: 28/11/2017 11:34:04

No último IGC, a Ufersa subiu 3 posições e agora é a 29ª melhor do Brasil

A terça-feira, 28 de novembro, começou com uma excelente notícia para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. É que o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, divulgou o Índice Geral de Cursos, o IGC 2016, e ficou constatado que a Ufersa avançou 3 posições no ranking nacional. Com uma nota de IGC contínuo de 3,55 e IGC faixa de conceito 4 (numa escala que vai de 1 a 5), a Universidade do Semi-Árido saiu da 32ª para a 29ª posição nacional. Em termos regionais, a Ufersa permanece como a melhor universidade do interior do Norte Nordeste e a 5ª melhor de todo o Nordeste.

Reitor José de Arimatea de Matos. Ele agradeceu e afirmou que a conquista é resultado do esforço de toda a comunidade acadêmica | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Esse cálculo é realizado anualmente e leva em conta aspectos como a média dos Conceitos Preliminares de Curso do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição. O IGC também usa a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O Índice usa as notas do Enade como parâmetro.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, comemorou o avanço da Ufersa no IGC nacional e agradeceu o empenho de todos que lutaram por mais essa conquista. “Estamos muito felizes com mais esse resultado positivo para a nossa instituição. Isso se deve ao empenho da gestão, pró-reitores, diretores de centro, chefes de departamento, coordenadores de curso, docentes, técnicos administrativos e alunos. Todos são responsáveis por esse avanço que nos motiva a trabalhar para alcançar dados e posições ainda melhores nos próximos anos”, destacou o Reitor.

Confira o IGC das Instituições de Ensino Superior do Brasil.