Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto de uso sustentável de água e solos no semiárido recebe Menção Honrosa no Prêmio Celso Furtado 2017

Pesquisa 24 de novembro de 2017. Visualizações: 1331. Última modificação: 24/11/2017 10:08:24

Prof. Nildo Dias, idealizador do Projeto “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no semiárido Brasileiro: uma política pública de desenvolvimento pleno para o meio rural”| Foto: Cedida.

O Projeto “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no semiárido Brasileiro: uma política pública de desenvolvimento pleno para o meio rural”, de autoria do professor Nildo da Silva Dias, do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, na Categoria III – Projetos Inovadores para Implantação no Território.

O Projeto sugere a construção participativa e integrada de diversas tecnologias sociais de convivências com o semiárido capaz de potencializar e utilizar sustentavelmente os recursos água e solo como garantia da segurança alimentar e ambiental dos agricultores(as) familiares. “A nossa proposta busca o uso sustentável de recursos naturais, com inclusão produtiva e social da agricultura familiar. Em se comprovando a viabilidade destas ações integradas, estas podem ser utilizadas como política pública governamental para agricultores(as) familiares e, teremos disponível às famílias rurais, uma alternativa de produção com garantia de segurança alimentar e ambiental, fazendo melhor preservar os recursos naturais extensivamente explorados”, destaca o professor Nildo.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional (MI) em parceria Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) e, em sua 4° edição, homenagem a Milton Santos, identifica e reconhece projetos inovadores a serem implantados no território, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional ou/e sub-regional.

Prof. Nildo Dias, idealizador do Projeto “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no semiárido Brasileiro: uma política pública de desenvolvimento pleno para o meio rural”| Foto: Cedida.