Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto Circuito de Debates discute dilemas contemporâneos a partir de filmes

Extensão 24 de novembro de 2017. Visualizações: 788. Última modificação: 24/11/2017 13:40:34

A ação de extensão “Circuito de Debates: Dilemas Éticos Contemporâneos no Desenvolvimento Tecnológico” abre espaço de debate perante a comunidade acadêmica para discutir questões relativas à ética na produção científica e tecnológica. O ponto de partida será a apresentação de filmes e documentários que problematizem no contemporâneo as fronteiras da ética em meio às diversas tecnologias desenvolvidas na sociedade.

O primeiro encontro acontece dia 13 de dezembro, às 18h15, no Auditório do Bloco de Professores 1 do Campus Caraúbas. O debate terá como princípio pensar sobre os dispositivos que interferem no nosso modo de vida e fundamentam diversos paradigmas, aos quais a ciência e a tecnologia se agregam. O pressuposto adotado é o de que o desenvolvimento tecnológico e científico traz benesses, mas também tem efeitos colaterais, os quais provocam desconforto no nosso modo de vida porque questionam exatamente o que seria o “humano” em meio a tantas inovações.

Ao longo das semanas, serão exibidas produções como a série Black Mirror (Charlie Brooker, 2011), O congresso futurista (Ari Folman, 2014), Snowden (Oliver Stone, 2016), Matrix (Andy Wachowski e Lana Wachowski, 1999), Blade Runner (Ridley Scott, 1982), Mr. Nobody (Jaco Van Dormael , 2009), Code 2600 (Jeremy Zerechak, 2011), Desconectados (Henry Alex Rubin, 2012) e Elysium (Neill Blomkamp, 2013).

Em cada edição, uma bibliografia é apresentada, que servirá de base teórica para as discussões suscitadas após a exibição. A expectativa dos organizadores da iniciativa é que os participantes compreendam e reflitam acerca das implicações éticas e sociais da produção científica e tecnológica, sem perder de vista o pensamento acerca dos dispositivos que interferem no modo de vida contemporâneo.

Os interessados em participar podem obter mais informações e realizar a inscrição via SIGAA.