Ufersa inicia semestre letivo recepcionando mais de 1.700 novos alunos

Estudante 21 de novembro de 2017. Visualizações: 2054. Última modificação: 21/11/2017 15:11:33

Ao todo, a Ufersa recebeu 1.713 novos estudantes de graduação, 953 só para o Campus de Mossoró / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Em Mossoró, o acolhimento aconteceu no turno da manhã para os cursos integrais e a noite para as graduações de Ciência e Tecnologia, Administração, Ciências Contábeis e Direito / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido iniciou o semestre de 2017.2 nesta segunda, 20, com uma programação de acolhimento aos alunos novatos do campus de Mossoró, mas as atividades de recepção devem seguir ao longo da semana para os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Ao todo, a Ufersa recebeu 1.713 novos estudantes de graduação distribuídos da seguinte forma: 953 para o campus sede, 231 para Angicos, 281 para Caraúbas e 248 para Pau dos Ferros.

Em Mossoró, o acolhimento aconteceu no turno da manhã para os cursos integrais e a noite para as graduações de Ciência e Tecnologia, Administração, Ciências Contábeis e Direito. A programação começou com a apresentação do Núcleo de Música da Universidade e depois com as boas vindas do Reitor e das Pró-Reitorias Acadêmicas. O Diretório Central dos Estudantes da Ufersa também compareceu para recepcionar os calouros e falar sobre o Movimento Estudantil enfatizando a defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. O DCE também condenou a prática do trote.

Autoridades e alunos falando do potencial da Ufersa aos alunos novatos / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Os Pró-Reitores de Graduação e de Assistência Estudantil, Rodrigo Codes e Vânia Porto, mostraram a importância e os serviços oferecidos pela Ufersa e abordaram a questão da evasão orientando os novatos a não desistirem dos cursos diante das dificuldades. Na ocasião, o acolhimento ainda contou com a apresentação do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, presidiu as solenidades de acolhimento e conheceu os estudantes que agora ingressam na Universidade. Como acontece a cada semestre, o Reitor pergunta a origem dos estudantes e fala das potencialidades e premiações da Ufersa. “Nos últimos 12 anos de Universidade, crescemos não só na quantidade, mas na qualidade. Alcançamos novos patamares e conquistamos reconhecimentos que vão além do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Vocês estão entrando na 5ª melhor universidade do interior do Norte Nordeste do Brasil e isso se deve a nossa estrutura física, de laboratórios, de livros, mas principalmente, do nosso capital humano, que é o maior patrimônio e diferencial da instituição. Temos professores com dedicação exclusiva e técnicos capacitados para oferecer o melhor”, destacou o Reitor.

Depois de Mossoró, o Acolhimento segue nesta quarta para Caraúbas, na quinta para Pau dos Ferros e na próxima semana para Angicos.

Reitor José de Arimatea de Matos / Foto Eduardo Mendonça
Keina Cristina Souza, Diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça
Pró-Reitor de Graduação Rodrigo Codes / Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa/Arquivo
Vânia Porto, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis / Foto Eduardo Mendonça