Pós-graduação em Fitotecnia amplia atividades acadêmicas com foco na internacionalização

Pesquisa 16 de novembro de 2017. Visualizações: 2755. Última modificação: 16/11/2017 15:38:44

Pesquisador Miguel Urrestarazu Gavilan, da Universidad de Almería, da Espanha, durante atividades no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Ufersa | Felipe Cafré/Assecom/Ufersa

O Programa de Pós-graduação em Fitotecnia (PPGF) da Ufersa vem intensificando as atividades acadêmicas com foco no projeto de internacionalização. No começo deste mês, o Programa recebeu a visita do pesquisador Miguel Urrestarazu Gavilan, da Universidad de Almería, da Espanha, que ministrou a disciplina de “Componentes, bases y sistemas de los cultivos sin solo” para os discentes do próprio programa e do Programa de Pós-Graduação em Manejo do Solo e Água.

O PPGF já mantém parcerias com pesquisadores da Universidad Politecnica de Valencia, Universidade De La Habana, University of Massachusetts, University of Minnesota, dentre outras. O docente Rui Sales Junior e a discente Andréia Mitsa Paiva Negreiros estão em estágio de pós-doutorado e doutorado sanduíche, respectivamente, na Universidad Politécnica de Valência. A discente Maria Alice Formiga Porto também está em doutorado sanduíche na University of Minnesota, sendo inclusive premiada por sua pesquisa em congresso internacional.

Professor Daniel Valadão Silva, coordenador do Programa, antecipa que essas parcerias deverão ser ampliadas, pois já existem perspectivas de parcerias com a Universidade de Almeria, principalmente com intercâmbio de discentes das duas instituições. O PPGF tem atualmente 36 discentes de mestrado e 86 de doutorado, distribuídos sob a orientação de 15 docentes permanentes, 6 colaboradores e 1 visitantes e vários outros professores que contribuem com as disciplinas do programa.

O coordenador destaca ainda a importância de momentos como a visita de professores para a contribuição nas pesquisas em andamento. “O curso ministrado pelo professor Miguel Gavilan permitiu aos discentes do PPGF e do Programa de Pós-Graduação em Manejo do Solo e Água a experiência de participarem de disciplina em outro idioma e de aprenderem sobre assuntos de importância mundial, sobretudo para regiões Semiáridas, como estão localizadas Mossoró e Almeria. Momentos como esse são essenciais para o estabelecimento de parcerias entre a Ufersa e instituições internacionais, fator muito importante para programas de conceito 6”, ressalta.

Conheça os cursos de Pós-graduação da Ufersa