Estudante, Extensão, Responsabilidade Social 9 de novembro de 2017. Visualizações: 1310. Última modificação: 09/11/2017 11:32:55

Coordenador do Programa Hortas para o Ensino Fundamental, servidor Giorgio Mendes, recebendo os alunos de centro estadual de educação profissional| Foto: Cedida.

A horta do Programa Hortas para o Ensino Fundamental recebeu na tarde desta quarta-feira, 08 de novembro, a visita de cerca de 50 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa que vieram conhecer a experiência exitosa do Programa da Ufersa que tem recebido a visita de várias escolas do município e de outras cidades dos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Os alunos foram recepcionados pelo Coordenador do Programa, o servidor Giorgio Mendes Ribeiro e o bolsista Mateus Praxedes de Freitas. Na oportunidade, os alunos primeiramente visitaram a horta modelo do Programa e tiveram uma explicação de como funciona o Programa na escola Estadual Francisca Martins de Souza que está localizada nas dependências da Ufersa. Em seguida, visitaram o setor de produção de mudas, onde o Coordenador fez uma breve explanação de como produzir adubo orgânico a partir de restos de vegetais e esterco bovino para ser utilizado na produção de hortaliças.  Ao final, os alunos visitaram o pomar didático da Ufersa acompanhados pela professora Luciana Freitas do grupo de Fruticultura da Instituição.

Programa Hortas para o Ensino Fundamental recebe visita de alunos de centro estadual de educação profissional| Foto: Cedida.

A professora do Centro de Educação Profissional, Samylle Medeiros, ficou encantada com tudo que viu e ressaltou que a visita ao campus da Ufersa em Mossoró foi uma experiência enriquecedora para seus alunos do Curso técnico em Meio Ambiente. O Programa Hortas para o Ensino Fundamental tem recebido durante todo o ano muitos ofícios de visitas e pedidos de orientação de como implantar hortas nas unidades educacionais da cidade e até mesmo de outros estados. “Isso é fruto de um trabalho conjunto entre professores, técnicos e alunos da Universidade, ao mesmo tempo é o reconhecimento de um trabalho que deu certo e que agora ganha notoriedade por suas ações para com a sociedade”, comenta o Coordenador do Programa, Giorgio Mendes.  Segundo ele, a procura pelas atividades do Programa é tanta que prefeituras de outras cidades em outros estados já entraram em contato com o objetivo de firmar parcerias para implantarem hortas modelos em suas cidades. No dia 16 de novembro, o Coordenador estará apresentando o Programa na cidade de Icapuí, no Ceará, a pedido da Secretaria de Meio Ambiente da cidade.