Professor da Ufersa publica artigo sobre desigualdades estudadas por famosos matemáticos

Pesquisa 30 de outubro de 2017. Visualizações: 1779. Última modificação: 30/10/2017 08:44:44

Professor da Ufersa, Antonio Nunes, autor do artigo / Foto cedida

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acabou na última sexta mas o tema trabalhado esse ano não. A matemática está em tudo e assim vai permanecer. Cada dia mais pesquisadores e alunos buscam alternativas para aproximar a matemática das pessoas, da comunidade e dessa forma tirar o velho estigma que a disciplina é uma grande vilã.

Pensando nisso, o professor do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa, o professor Antonio Nunes, publicou um artigo na Revista Científica Linear Algebra and its Applications (Álgebra Linear e suas Aplicações). O docente utilizou os matemáticos G.H. Hardy e J.E. Littlewood. Os dois foram personagens centrais no desenvolvimento da Teoria de Números nas primeiras décadas do século XX na famosa Universidade de Cambridge. Suas trajetórias matemáticas estão relacionadas ao famoso matemático indiano S. Ramanujan, cuja vida foi recentemente divulgada no filme “The man who knew infinity” (O Homem que viu o Infinito).

Cena do filme “O homem que viu o infinito” / Foto reprodução

G.H. Hardy é interpretado pelo famoso ator Jeremy Irons. As desigualdades de Hardy–Littlewood surgiram na década de 30 para resolver problemas de Análise Complexa como, por exemplo, questões relacionadas às séries de Dirichlet. No caso de escalares reais, as constantes relacionadas à desigualdade multilinear de Bohnenblust–Hille encontraram aplicações na Teoria da Informação Quântica, com o trabalho de A. Montanaro, em 2012.

No trabalho do professor Antonio Nunes da Ufersa foi apresentado uma família de desigualdades do tipo Hardy–Littlewood e assim foi estimada suas constantes, generalizando um resultado de Albuquerque et al. O artigo A new estimate for the constants of an inequality due to hardy and littlewood e está inserido na área de matemática e análise funcional.