Ufersa promove atividades dentro da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Reconhecimento 24 de outubro de 2017. Visualizações: 1421. Última modificação: 24/10/2017 15:17:28

A abertura da Semana em Mossoró aconteceu no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca reuniu autoridades, professores, técnicos e alunos para debater o tema “Inovação e Integração” / Foto Eduardo Mendonça Assecom

De 23 a 29 de outubro é o período que se comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em todas as instituições do país, segundo Decreto Federal de 1980. Na Ufersa Mossoró, as atividades começaram nesta segunda, dia 23, mas nos campi de Angicos e Caraúbas, a programação alusiva a Semana aconteceu de 09 a 11 de outubro. A Direção do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, em parceria com a Biblioteca Orlando Teixeira, do Campus Sede, iniciou a Semana Nacional reunindo autoridades, professores, técnicos e alunos para debater o tema “Inovação e Integração”.

A abertura foi acompanhada pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, a professora Vânia Porto; pela Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, a professora Ludimilla Carvalho; e pelo representante do Campus Angicos, o professor Francisco Edcarlos Alves Leite. Simbolizando a unidade, estavam presentes a Diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, Keina Cristina Souza; e a Coordenadora da Biblioteca Orlando Teixeira em Mossoró, Marilene Araújo. Keina destacou a parceria e o envolvimento de todos com a programação da Semana agradecendo a participação e o apoio das instituições parceiras como a UERN e o IFRN, que por mais um ano, marcam presença nas ações.

Marilene Araújo, coordenadora da Biblioteca Orlando Teixeira / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Marilene também destacou o envolvimento e o compromisso da equipe com a programação da Semana falando da ajuda dos servidores da Ufersa e dos estagiários da unidade que estão colaborando com a Semana. Na ocasião, também foi comentado as conquistas e desafios da Biblioteca já enfatizando o tema da Semana Nacional.

Entre as ações já praticadas, a Biblioteca Orlando Teixeira realizou a reversão das punições dos usuários por material de higiene para o Abrigo Amantino Câmara. A ideia era que os usuários suspensos – por não devolver os livros no prazo – tivessem as suas punições suspensas – mediante a entrega de fraldas geriátricas para os idosos do Abrigo. A iniciativa foi um sucesso. Outra proposta lançada nesta segunda foi a da Biblioteca no Presídio Federal. A ideia é levar capacitação e gestão para se criar uma Biblioteca para os condenados do Presídio de Mossoró como uma ação de extensão. “Queremos estender cada vez mais as ações de extensão da Ufersa para a comunidade e a Biblioteca Prisional é um bom caminho. Já temos o acesso e o contato com a unidade por meio da professora Ludimilla e o Sistema de Bibliotecas pode levar esse conhecimento sobre como instalar e gerir uma biblioteca na unidade”, falou o Reitor.

Nesta segunda, a programação teve início com a Mesa Redonda “Curadoria Digital: Cenário e Perspectiva” com os palestrantes Mário Gaudêncio, Carlos Eugênio Neto e Elvira Fernandes.

Paralelo a programação das palestras, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca também irá fazer um mutirão de doação de sangue nos dias 26 e 27 de outubro por meio do ônibus do Hemocentro que ficará estacionado em frente a Biblioteca. A meta é conseguir o máximo de bolsas de sangue. O público que acompanhar a programação também poderá observar a exposição de artes e literatura montada na recepção da Biblioteca.

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA EM ANGICOS E CARAÚBAS

Antes de Mossoró, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca aconteceu nos campi de Angicos e Caraúbas. Em Angicos, a equipe local trabalhou o tema do Plágio e da Propriedade Intelectual. Foram realizados debates, palestras e oficinas sobre a temática. Em Caraúbas, a programação enfatizou a importância da Biblioteca e do Livros por meio de exibição de filmes, apresentações culturais e palestras. Em Pau dos Ferros, a equipe local está envolvida com a organização do novo prédio, e por isso a não foi possível disponibilizar programação.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Caraúbas
Reitor Arimatea Matos