Ufersa inaugura Centro de Monitoramento de Segurança Eletrônica

Infraestrutura 19 de outubro de 2017. Visualizações: 2547. Última modificação: 19/10/2017 18:01:08

Inauguração do Centro de Monitoramento de Segurança Eletrônica | Foto: Eduardo Mendonça / Assecom/Ufersa.

Com um moderno sistema abrangendo 837 câmeras que monitoram 24 horas, 7 dias por semana, as áreas internas dos prédios e as vias e espaços abertos com fluxo de pessoas e veículos nos 4 campi da Ufersa, foi inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 19, o Centro de Monitoramento de Segurança Eletrônica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

A inauguração contou com a presença do Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos; do Vice-Reitor, professor José Domingues Fontenele Neto; dos Pró-Reitores e dos Superintendentes da Universidade, bem como do Sub-Chefe de Gabinete da UERN, professor Esdras Marchezan (representando o Reitor da UERN, professor Pedro Fernandes); da Pró-Reitora adjunta de Administração da UERN, professora Maria Elza de Andrade e do Diretor de Vigilância da UERN, José Mario Dias. O momento também foi prestigiado pelo Delegado Regional de Mossoró, Dennis Carvalho; pelo Secretário de Segurança Pública de Mossoró, General Eliéser Girão Monteiro; pelo Comandante do 12° BPM/RN, Tenente-coronel Humberto Pimenta; pelo Comandante do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major Elton Queiroz, e pelo Comandante da Guarda Civil Municipal, Coronel José Ricardo Godinho.

A central é um projeto que vem sendo desenvolvido conjuntamente desde 2013 pelos setores de Superintendência de Infraestrutura (SIN), Diretoria de Serviços de Vigilância e pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC). Segundo Kerginaldo Medeiros, responsável pela Diretoria de Serviços de Vigilância da Superintendência de Infraestrutura da Ufersa, as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento irão auxiliar o trabalho dos vigilantes motorizados da Universidade que serão acionados mais rapidamente no caso de uma possível ocorrência. “O nosso objetivo é aliar a parte dos recursos humanos com os recursos tecnológicos para assim proporcionar uma maior segurança para os campi”. Ainda de acordo com Kerginaldo, a ampliação do sistema é apenas uma questão de tempo, já que novas áreas foram mapeadas e a instalação de mais equipamentos aguarda a disponibilidade orçamentária.

Os representantes das Polícias Militar, Civil e Federal, do Corpo de bombeiros, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Mossoró presentes na inauguração parabenizaram a iniciativa da Ufersa e afirmaram que o Centro vem para estreitar ainda mais a parceria com a Universidade visando uma ação em conjunto para a prevenção do crime e controle da violência em prol da proteção dos cidadãos.

Na ocasião, o Reitor José de Arimatea agradeceu a presença das autoridades e parabenizou todos os setores responsáveis pela implantação da central. O Reitor ainda ressaltou que o Centro é um projeto que vem sendo desenvolvido e pensado para garantir e melhorar as condições de segurança dos alunos, servidores e colaboradores dos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. “É um trabalho que foi iniciado em 2013 e que será contínuo. Nós estamos monitorando a universidade como um todo, não apenas o Campus sede”.

O Centro é operado por profissionais capacitados que se revezam para gerir um sistema que abrange câmeras instaladas em locais estratégicos que conseguem mostrar e gravar de dia e à noite. Algumas das câmeras adquiridas mais recentemente são de alta definição, tipo PTZ, com “zoom” de até 30 vezes.

Outras medidas de segurança vêm sendo adotadas pela Ufersa, entre elas, a manutenção do quantitativo de terceirizados que trabalham diretamente na Segurança; a contratação de empresa especializada para a manutenção do sistema de segurança eletrônica; instalação de portões nas guaritas Leste e Oeste; uso de giroflex nas motocicletas e na viatura de uso dos vigilantes; instalação de grades de proteção nas janelas e portas das edificações e a implantação do controle de acesso nos Campi Leste e Oeste, em Mossoró.