Concluintes da turma de 1977 do Curso de Agronomia se reencontram para celebrar 40 anos de formados

Reconhecimento 19 de outubro de 2017. Visualizações: 3116. Última modificação: 20/10/2017 17:27:08

Turma de concluintes do curso de Agronomia de 1977 se reencontra para celebrar os 40 anos de formada |Foto: Cedida

O ano de 2017 é uma data importante no calendário comemorativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que comemora os 50 anos de criação da instituição, fundada em 1967 na condição de Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, permanecendo assim até o ano de 2015, quando fora transformada na atual Universidade.

Parte dessa comemoração foi organizada pelos concluintes do curso de Agronomia da turma formada em 1977. Nos dias 13 e 14 de outubro, os egressos celebraram seus 40 anos de formados com a celebração de uma missa na Capela Sagrada Família, na Ufersa, um almoço de confraternização, lançamento do livro “Agrônomos da turma de 1977: ESAM-Ufersa 50 anos”, editado pela Editora Universitária da Ufersa – Edufersa, e ainda um churrasco na Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – ADUFERSA.

Nas comemorações foram homenageados o Magnífico Reitor José de Arimatea de Matos e o professor Francisco Praxedes de Aquino, que assinam, respectivamente, o posfácio e o prefácio da edição. O livro é um compêndio da trajetória curricular de cada um dos integrantes da turma. A ideia já havia sido executada anteriormente pela Coleção Mossoroense, que publicou em 1981 a edição “Segundo Catálogo de Graduados da Esam”, assinada por Francimar Honorato dos Santos e Maria Natália Bezerra da Costa com a trajetória de cada um dos formandos que estavam, à época, iniciando suas carreiras profissionais.

Dos 66 estudantes concluintes da turma, 41 compareceram a este que já é o sexto encontro. A primeira reunião de confraternização aconteceu em 1997, por alusão aos 20 anos de formados, e se repetiu no intervalo de 5 anos subsequentes. Esse hiato será menor a partir de agora, pois já está agendada a data do próximo encontro, marcado para 2020.

Da composição inicial, 10 concluintes já faleceram. Hoje, os veteranos da turma de concluintes de 1977 do curso de Agronomia da Esam estão espalhados pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e algumas cidades do Rio Grande do Norte. Oito deles deram continuidade a sua História retornando à Instituição, tendo sido 7 efetivados para a docência, 3 ainda permanecem em sala de aula, e um técnico administrativo para o cargo de Agrônomo.

O professor José Espínola Sobrinho é um desses três professores em plena atividade e um dos responsáveis por recepcionar toda a turma de colegas nos anos de comemoração. Ele descreve, emocionado, o sentimento dos reencontros. “É sempre uma emoção renovada. A gente não aguenta passar por espaços como a Vila Acadêmica e os blocos de sala de aula, porque é inevitável não lembrar de tudo que vivemos aqui. Temos uma amizade que ultrapassou o tempo. Atualmente, por exemplo, nos falamos sempre por um grupo de WhatsApp e isso alimenta a sensação de que fazemos parte da história”, comenta o professor.

E faz mesmo parte dessa história. A turma de agrônomos de 1977 é a sétima a ingressar na instituição e concluiu o curso no ano comemorativo da primeira década de fundação da ESAM. De lá para cá, a instituição ESAM-Ufersa já conferiu título de graduação a 83 turmas do curso de Agronomia.

Capa do livro editado pelo professor e agrônomo Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, que editou uma publicação com a trajetória de cada um dos formandos de 1977
Agrônomos da turma de 1977: ESAM-Ufersa 50 anos
Durante as celebrações pelos 40 anos de formados da turma de Agronomia |Foto: Cedida
Momentos da turma de concluintes de 1977 ao longo do curso de Agronomia na Esam | Foto: Cedida