Em Encontro, Ufersa discute o papel social e a curricularização da extensão

Extensão 17 de outubro de 2017. Visualizações: 1407. Última modificação: 17/10/2017 12:31:47

Núcleo de Ensino de Música (NUEM) na Abertura do 1º Encontro de Extensão | Foto: Adams Alves (Assecom/Ufersa).

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), deu início nesta terça-feira, 17, ao 1º Encontro de Extensão da Instituição. O evento que segue até amanhã visa discutir com professores, técnicos-administrativos e estudantes o papel social da extensão universitária enquanto elo com a sociedade; trocar experiências sobre a curricularização da extensão com professores de universidades estaduais e federais; socializar com a comunidade acadêmica experiências com as ações de extensão em andamento e seus resultados; qualificar professores e técnicos-administrativos da Ufersa para elaboração de programas e projetos de extensão universitária e qualificar professores e técnicos-administrativos da Ufersa para o labor técnico e tecnológico na plataforma de extensão do SIGAA.

Na solenidade de abertura, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Sérgio Moura, parabenizou toda a equipe da PROEC pela realização do evento e ressaltou que apesar da crise econômica enfrentada pelo país, nenhuma ação de extensão deixou de ser realizada na Universidade. “Nós estamos conseguindo executar todos os projetos de extensão, sem nenhum corte”. O Pró-Reitor ainda falou sobre a importância do evento para refletir sobre o que é e como fazer extensão, bem como para discutir a curricularização da extensão, já que, atualmente, a Ufersa está iniciando o debate da sua política institucional de extensão. Ele também anunciou que no próximo ano serão lançados dois editais de extensão com recursos próprios da Instituição: o edital “Apoio a Programas e Projetos” e um segundo voltado para a realização de eventos. O Pró-Reitor de Graduação, professor Rodrigo Codes, também ressaltou a importância de debater a institucionalição da curricularização da extensão na Universidade, visto que, o Plano Nacional de Educação, em sua meta 12, assegura, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Mesa de Abertura do 1º Encontro de Extensão | Foto: Adams Alves (Assecom/Ufersa).

A mesa das autoridades ainda contou com a presença do Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura, professor Sueldes de Araújo e dos Coordenadores de Extensão e Cultura dos campi de Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros, professores Gilmara Elke Dutra Dias, Samira Yusef Araújo de Falani Bezerra e Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, respectivamente.

A programação da manhã prosseguiu com o seminário proferido pela professora Dra. Dalva Maria de O. Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, que abordou a temática “O que é extensão, porque fazer? Onde fazer? Como fazer extensão? ”. À tarde, ocorre o painel temático “Curricularização da extensão em foco”, composto pelos debatedores profa. Dra. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes (UFRN), profa. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro (UERN) e profa. Ms. Nadege da Silva Dantas (UFCG), sob a coordenação do professor Sueldes de Araújo (Ufersa). Em seguida, é a vez da apresentação de trabalhos na modalidade pôster pelos discentes. O evento recebeu 135 submissões de trabalhos da comunidade acadêmica para apreciação de avaliadores, número que ultrapassou todas as expectativas. Desse total, 97 trabalhos foram selecionados para apresentação.

O evento tem continuidade nesta quarta-feira com a realização dos Minicursos “Como elaborar programas e projetos de extensão universitária”, que será ministrado pela profa. Ms. Nadege da Silva Dantas (UFCG), e “Como cadastrar programas, projetos, eventos e cursos de extensão no SIGAA”, ministrado pelo Ms. Igor Fernando C. Fernandes (PROEC – Ufersa) e pelo Dr. Giorgio Mendes Ribeiro (PROEC – Ufersa). Toda a programação acontece no Auditório da PROEC, localizado no lado leste do Campus Central.

Abertura do 1º Encontro de Extensão | Foto: Adams Alves (Assecom/Ufersa).
Abertura do 1º Encontro de Extensão | Foto: Adams Alves (Assecom/Ufersa).