Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

NIT promove Workshop sobre Inovação, Patentes & Informações Tecnológicas a partir desta segunda-feira (16)

Pesquisa 13 de outubro de 2017. Visualizações: 792. Última modificação: 13/10/2017 12:34:26

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa promove, nos dias 16 e 17 de outubro, o Workshop “Inovação, Patentes & Informações Tecnológicas: O que todo mundo deveria saber” que visa disseminar conhecimentos sobre patentes e capacitar os participantes a utilizarem informações contidas em patentes de forma estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. O curso terá como facilitador Henry Suzuki, Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR), Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas, Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Colaborador sobre inovação e propriedade intelectual em diversos programas de capacitação empresarial e mentoria, Empresário e Co-inventor das Clever Caps.

Segundo o Coordenador do NIT-Ufersa, professor Alex Sandro de Araújo Silva, a iniciativa de realizar um workshop sobre a temática surgiu a partir de uma demanda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que incluiu nas suas chamadas, que possuem viés tecnológico, o item: “Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual”. Dessa forma, no roteiro das propostas com foco tecnológico a serem apresentadas para o CNPq, os pesquisadores deverão informar quais as patentes, desenhos industriais, programas de computador e outras tecnologias, estão relacionadas com sua pesquisa. Segundo o órgão, o objetivo é incentivar a inovação tecnológica e reduzir gastos desnecessários em por exemplo projetos que já estão no mercado.

“Assim, será preciso que os pesquisadores realizem uma busca de anterioridade nos bancos de dados de patentes nacionais e internacionais, a fim de identificar o atual estado da arte das tecnologias estudadas e para comprovar o ineditismo da pesquisa. Com essa pespectiva o NIT-Ufersa promoverá o Workshop: Inovação, Patentes & Informações Tecnológicas: O que todo mundo deveria saber”, explica o Coordenador.

O evento é composto por dois módulos, cada um com 6 horas de duração. O primeiro módulo será realizado na segunda, 16, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), no Lado Leste do Campus Central. O primeiro dia abrangerá a revisão de fundamentos sobre propriedade intelectual e sua aplicação prática em negócios, com destaque a patentes, bem como as fontes de informações, ferramentas e técnicas de busca de patentes e informações tecnológicas. Enquanto que o segundo módulo ocorrerá na terça, 17, das 9h às 12h, no Laboratório de Simulação – LABSIM, localizado no Laboratório de Engenharia II, no Lado Lesta do Campus Central, e das 13h30 às 16h30, no auditório da PROPPG. O segundo momento do Workshop será composto pelas Oficinas “Busca de patentes” e “Técnicas para redação de patentes”.

As inscrições para o primeiro módulo ainda estão abertas. Inscreva-se AQUI.

Para mais informações, entre em contato com o NIT-Ufersa pelo telefone (084) 33178312 ou pelo e-mail nit@ufersa.edu.br