A Equipe da Ufersa do Campus Caraúbas conquistou a primeira colocação na Maratona de Negócios de Impacto Social – Universitária que ocorreu nos dias 7 a 10 de outubro dentro da programação da Festa do Boi 2017, em Parnamirim, Rio Grande do Norte. A Maratona é uma ação do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social associada ao Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Tal Programa deu origem ao Projeto de extensão “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social e a Maratona de Inovação e Empreendedorismo” em nove instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte que já desenvolvem um projeto básico de empreendedorismo social.
Desenvolvido dentro da Maratona, o projeto da equipe ufersiana é intitulado “Caramandu” e tem como objetivo principal a extração e comercialização do polímero do mandacaru e sua aplicação no processo de purificação de águas de barreiros, cacimbas, entre outras. O projeto é coordenado pela professora Marcella de Sá e pelo administrador Lucas Filho e tem como membros os discentes Débora Layse, Igno Florêncio, Luara Karolinny, Mônica Monalisa e Paulino Cavalcante. Para Mônica Monalisa, integrante da equipe, o sentimento de ter conquistado o primeiro lugar na Maratona é de gratidão e dever cumprido. “Estamos no caminho certo”, comemora a aluna. Já para a estudante Débora Layse, o prêmio é uma merecida recompensa que vem coroar os esforços da equipe.
Os vencedores foram premiados com 01 tablet para cada membro da equipe; 01 mochila para cada membro da equipe; 01 viagem para conhecer alguma iniciativa de impacto social no Brasil, no caso, a viagem será para o Rio de Janeiro; 20 horas de consultoria para subsidiar o grupo na formatação da ideia em negócio real e um certificado individual de participação na Maratona para cada integrante.
As instituições que participaram da Maratona foram selecionadas a partir de edital aberto em julho. Ao todo, nove participaram do evento, elas são: Unifacex (Natal), Faculdade do Seridó (Currais Novos), Unopar (Santa Cruz), IFRN (Assu- Macau), UERN (Mossoró), Ufersa (Pau dos Ferros), Ufersa (Caraúbas), Universidade Potiguar (Natal) e Faculdade Católica Santa Terezinha (Caicó). A partir da seleção, as instituições passaram a desenvolver seus projetos de extensão sob a orientação de professores, capacitados pelo Sebrae, que repassaram conteúdos aos estudantes participantes.