Aluno da Ufersa lança documentário que será exibido em Festival na Áustria

Arts - Entertainment, Evento 11 de outubro de 2017. Visualizações: 400. Última modificação: 11/10/2017 09:55:19

Cineasta e aluno do LEDOC, Francisco Bezerra Dantas Filho | Foto: Cedida.

O cineasta e aluno do 6° período da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Francisco Bezerra Dantas Filho, lança no dia 19 de outubro o seu mais novo documentário intitulado “Carne de Santa”. O evento acontece a partir das 9h, no Auditório da PROEC, Lado Leste do Campus Central.

O filme conta a história de Damião, idoso, gay, preto, rezador, salineiro, que teve sua vida dedicada a generosidade da pequena comunidade de Porto do Mangue, RN, cidade situada à beira do manguezal. Damião traz na sua narrativa sua infância e juventude, ficou órfão ainda adolescente, mora sozinho à beira do mangue, vive de ajudar as pessoas e de rezar nos recém-nascidos da comunidade. Um ser que carrega em suas carnes o modelo de ser humano digno e as marcas de calos nas mãos de quem se eternizou, mesmo no olhar daqueles que o invisibilizam.

Além do lançamento, o estudante e cineasta tem mais motivos para comemorar: ele foi recentemente convidado para participar do 5° Festival de Cultura Brasileira, promovido pela Associação Cultural ÁustriaBrasil no período de 17 a 20 de novembro. O discente irá representar as artes visuais do Rio Grande do Norte por meio da exibição dos documentários “Mulheres da Lama”, também de sua direção, e “Carne Santa”, que foram selecionados pela equipe de curadoria do evento. “Me sinto honrado em ter um trabalho reconhecido em um festival desse porte, principalmente por ser aluno da Ufersa, uma universidade que sempre apostou em mim e sempre esteve me apoiando e acreditando nos meus projetos. Para minha cidade de Porto do Mangue é de uma alegria magnífica, pois tem um sabor relevante para uma cidade que culturalmente se veste em uma nova perspectiva e que tem um povo cheio de histórias de vidas. Porto do mangue tem agora mais um documentário vencedor e inserido na grade do Canal Futura”, comemora o discente.

Assista AQUI o Documentário “Mulheres da Lama”, realizado por Francisco Bezerra, e que já faz parte da programação do Canal Futura.

Lançamento do documentário “Carne de Santa”, do diretor e aluno da Ufersa, Francisco Bezerra Dantas Filho | Foto: Cedida.

Cartaz do 5° Festival de Cultura Brasileira | Foto: Cedida.