Programa “Solos para Todos” da Ufersa leva capacitação a professores da rede pública da região

Extensão 9 de outubro de 2017. Visualizações: 1664. Última modificação: 09/10/2017 09:16:08

Ação prática do projeto Solos para Todos em Caraúbas / Foto cedida

Terminou no último sábado, dia 07, mais uma etapa do Projeto Solos para Todos na Ufersa em Caraúbas. A ação de extensão, aprovada no ano passado por edital da Pró-Reitoria de Extensão, está levando conhecimento e capacitação sobre solos aos professores da rede básica de ensino de Caraúbas e de Governador Dix-Sept Rosado.

A Coordenação do Projeto é da professora Carolina Malala da área de solos. Segundo ela, cerca de 30 professores dos Ensinos Fundamental e Médio da região estão participando das ações teóricas e práticas do projeto. Esses professores aprendem toda a formação do solo e suas características. O objetivo é que eles se transformem em multiplicadores do conhecimento e disseminem o aprendizado para os seus alunos.

Cerca de 30 professores estão participando do Projeto. Outras ações devem acontecer em Novembro / Foto cedida

Antonio é professor de uma escola rural na comunidade de Mirandas, em Caraúbas. Apesar de toda uma qualificação na área com graduação e mestrado em ciências agrárias, ele não mediu esforços para participar do projeto. “Todo esforço é válido. Tenho graduação e mestrado na área de ciências agrárias, mas a minha linha de pesquisa é outra e não solos. Por isso aproveitei a oportunidade pra aprender e levar mais conhecimento aos alunos”, destacou o professor.

Além da professora Carolina Malala, o projeto Solos para Todos, conta com o trabalho de outros servidores docentes e técnicos e bolsistas da graduação e da pós. Depois da conclusão da primeira etapa, o projeto deve reunir professores e os alunos em novembro para realizar ações práticas em comunidades ainda a serem definidas.  “Há muito que eu planejava fazer esse projeto e estou satisfeita que deu certo. Plantamos a semente da ideia agora é esperar os resultados, os bons frutos da ideia”, comemorou a professora Carolina.