Estudantes de Educação do Campo da Ufersa promovem ação social em comunidade de Alagoinha

Estudante, Responsabilidade Social 9 de outubro de 2017. Visualizações: 1930. Última modificação: 09/10/2017 11:21:48

Projeto “Relações de cidadania ao enfrentamento às Drogas” | Foto: cedida.

Estudantes da Licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC e voluntários da educação popular promoveram neste final de semana uma ação social na comunidade de Alagoinha- P-A Recanto da Esperança, na Zona Rural da cidade de Mossoró. A ação faz parte do Projeto “Relações de cidadania ao enfrentamento às Drogas” que visa promover a cidadania com ênfase na prevenção das drogas para assentados/as e seus filhos/as na comunidade.

Orientado pelo professor Ivanilson de Souza Maia, o projeto tem como colaboradas as estudantes da LEDOC, Ana Kelly Dos Reis Nonato, Alcivânia Nunes Da Silva, Lucimara de Lima Oliveira, e dos voluntários Luiza Maria Lima Oliveira, aluna da LEDOC, Rogenildo, Educador Popular e Francinaldo, Militante social. A ideia da ação surgiu a partir da prática pedagógica realizada pelas universitárias em uma das escolas da comunidade, na qual constataram a necessidade de uma ação voltada para o tema de prevenção às drogas, como explica a aluna Anna Kelly. “A execução da ação surgiu através da disciplina Elaboração e Análise de viabilidade de projetos, ministrada pelo professor Ivanilson de Souza Maia, que solicitou a elaboração de um projeto que contemplasse uma comunidade. Não tivemos dúvidas na comunidade onde seria realizada a ação porque além de já termos pequenos trabalhos desenvolvidos nela, outras universitárias pertencem a mesma. A ação contou com a presença de grande parte da comunidade, participando assim, crianças, adolescentes, adultos e idosos que agradeceram e pediram o retorno da ação”, comentou a discente.

Projeto “Relações de cidadania ao enfrentamento às Drogas” | Foto: cedida.

A aluna do LEDOC, Lucimara Lima, que também é Técnica em reabilitação de dependentes químicos (FACENE) e faz parte da comunidade de Alagoinha, relatou a importância de abordar o tema das relações de cidadania e a prevenção às drogas. “Como sou da comunidade conheço bem a realidade da mesma que nunca teve uma ação voltada para o tema. Como tivemos a oportunidade de executar o projeto, sem dúvidas essa era a comunidade a ser escolhida. Para a ação, nós contamos com a colaboração da sociedade civil na doação de brinquedos para as crianças, e com o apoio da associação da comunidade cujo presidente, Assis Amorim (Zuzinha), parabenizou as alunas pela ação e se mostrou satisfeito com atenção voltada para a comunidade”, relatou a aluna, acrescentando que o trabalho foi concluído com muita satisfação pela constatação da grande  participação da comunidade.

O projeto foi desenvolvido através de uma ação social que abrangeu momentos de recreação, contação de histórias, palestras, exibição de filmes e oficinas, trazendo informações que muitas vezes são tratadas como tabu nas comunidades rurais e que servirão como uma importante ferramenta ao enfrentamento às drogas.

Projeto “Relações de cidadania ao enfrentamento às Drogas” | Foto: cedida.
Projeto “Relações de cidadania ao enfrentamento às Drogas” | Foto: Cedida.