Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Começa programação do II Interpolos do Mestrado Profissional em Ensino de Física

Extensão 6 de outubro de 2017. Visualizações: 2037. Última modificação: 06/10/2017 09:52:49

Professor Geovani Ferreira, coordenador do Interpolos em Mossoró / Foto Assecom

Começou nesta quinta, o II Interpolos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O evento está acontecendo na Ufersa em Mossoró e vai até este sábado. O Interpolos visa o fortalecimento dos grupos de pesquisa na área de Ensino de Física que vêm surgindo em decorrência da criação dos polos de funcionamento do MNPEF (ProFis) nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

No primeiro dia de atividades, várias oficinas foram realizadas e a palestra de abertura ficou por conta do Professor Doutor Lívio Amaral, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na ocasião, ele falou sobre os Mestrados Profissionais em Rede.

Com a realização do II Interpolos em Mossoró, os organizadores estão debatendo sobre políticas públicas voltadas para a educação básica na nossa região, possibilitando a troca de experiências e fortalecimento de linhas de pesquisa nos grupos docentes e discentes organizados nos polos.

Na noite de abertura, o professor Geovani Ferreira, coordenador do Polo 9 do Mestrado e também coordenador do Interpolos em Mossoró agradeceu o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão e destacou a importância do ensino de física. “Em matéria recentemente publicada pelo jornal El País foi constatado por uma pesquisa que 64% da população não consegue interpretar conceitos básicos de ciências, incluindo os profissionais que são responsáveis por tomar decisões importantes em muitas empresas. Isso é muito grave e nós precisamos mudar esse índice”, falou Geovani.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves, esclareceu que a pesquisa é um desafio dos tempos atuais diante de tantos cortes, mas se mostrou otimista e falou que essa é uma fase que tende a passar. O Pró-Reitor ainda disse que mesmo diante das dificuldades a Ufersa avançou na Pós-Graduação atingindo melhores conceitos na Capes e também submetendo novas propostas de programas.

Acesse o Site do evento para obter mais informações.

Público acompanhando a abertura do II Interpolos na Ufersa Mossoró / Foto Assecom