Em Workshop, Ufersa discute potenciais das usinas solares fotovoltaicas para pesquisa e ensino

Estudante, Pesquisa, Responsabilidade Social 26 de setembro de 2017. Visualizações: 1945. Última modificação: 26/09/2017 15:03:12

Abertura do II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa

Com o Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura repleto de alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e das diversas Engenharias, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu início na manhã desta terça-feira, 26, ao II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação. O evento que segue até amanhã, 27, visa estimular a construção do conhecimento técnico-científico sobre energia solar fotovoltaica; ampliar as discussões sobre novas tecnologias disponíveis para a implantação de usinas solares fotovoltaicas; assim como envolver a comunidade da Ufersa e de Mossoró no processo de discussão sobre a produção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental.

A energia solar já é realidade na Ufersa com a chegada de uma usina solar fotovoltaica implantada na Universidade como resultado da conquista do Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade, organizado pelo Ministério da Educação, entre 2014 e 2015, por meio de uma competição com todas as Instituições de Ensino Superior do país. Relembre a conquista do prêmio.

Mesa de abertura do II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa

Na composição da mesa de abertura estavam o Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos; o administrador e Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da Ufersa, Júlio César Rodrigues de Sousa; a professora da Ufersa e uma das idealizadoras do projeto da usina solar, Diana Lunardi; o professor da UERN, José Elesbão de Almeida, na ocasião representando o Reitor da UERN, professor Pedro Fernandes; e o vice-diretor do Campus de Angicos da Ufersa, professor Joselito Medeiros.

O Reitor José de Arimatea de Matos destacou a importância dessa tecnologia para a Instituição, parabenizou os responsáveis pelo projeto e agradeceu a todos que se empenharam para a sua concretização. Em sua fala, a professora Diana, ressaltou a necessidade de discutir propostas de inovação que englobem a energia solar fotovoltaica. Enquanto que o Pró-Reitor Adjunto, Júlio César, falou sobre o sucesso da iniciativa e sobre a perspectiva futura do projeto ser replicado nos campi da Ufersa em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

A programação do evento prosseguiu com a palestra “Histórico de geração e taxa de desempenho da Usina Solar da UFERSA”, na qual o professor da Ufersa, Ednardo Pereira da Rocha, discorreu sobre o relevante desempenho da usina solar na Instituição que já reflete na redução dos custos mensais de consumo de energia elétrica da Universidade, assim como apresentou dados que demonstram os benefícios ambientais e econômicos do uso desse tipo de tecnologia. Em seguida, abordando o tema “Potenciais pesquisas na área de energia solar fotovoltaica”, o engenheiro do INPE em lotação na Ufersa, George Ribeiro, falou sobre as perspectivas de pesquisa que podem ser exploradas na área de energia solar. Entre as possibilidades, o engenheiro ressaltou a pesquisa da análise de desempenho dos sistemas fotovoltaicos, os fatores de influência dos sistemas fotovoltaicos como a radiação solar, temperatura, poeira, posicionamento, sombreamento e o descasamento elétrico entre módulos; assim como o dimensionamento e a viabilidade econômica dos sistemas fotovoltaicos. Ele ainda apresentou trabalhos atuais que já estão sendo desenvolvidos na Ufersa por professores e alunos de graduação e pós-graduação. O ciclo de apresentações se encerrou com a palestra “Inovação e Empreendedorismo no Semiárido”, proferida pelo Pró-Reitor Adjunto, Júlio César, que trouxe reflexões sobre como inovar e empreender no semiárido.

Dando continuidade ao Workshop, foi formada uma mesa-redonda que discutiu as oportunidades e os desafios para a implantação de um parque tecnológico na Ufersa. A mesa foi composta pelo professor do Instituto Metrópole Digital – UFRN, Anderson Cruz; pelo Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco; pelo professor do curso de Administração da UERN, Vinicius Claudino de Sá e pelo professor do curso de Economia da UERN, José Elesbão de Almeida. O primeiro dia do evento foi concluído com a Palestra Magna do Dr. Carlos Ganem, Coordenador do prêmio de inovação da FINEP e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira – AEB.

O evento continua nesta quarta-feira, dia 27, com uma visita técnica das 7h30 às 12h à usina solar fotovoltaica da Ufersa.

NÚMEROS DA USINA SOLAR DA UFERSA –

Inaugurada em 31 de janeiro de 2017;

580 painéis;

933 metros quadrados de área para intalação;

20 mil quilowatts hora gerados a cada mês;

7% do consumo da Ufersa Mossoró será gerado pela usina;

7 mil reais de economia por mês no custeio da instituição;

1,5 tonelada de CO2 deve ser deixada de ser emitida na atmosfera.

Acessa a Página da Usina Solar da Ufersa e conheça mais sobre essa iniciativa.

Durante a abertura do II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa
Professora Diana Lunardi e o Engenheiro George Ribeiro durante a abertura do II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa
Dr. Carlos Ganem, Coordenador do prêmio de inovação da FINEP e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira – AEB, durante a abertura do II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa
Palestra “Histórico de geração e taxa de desempenho da Usina Solar da UFERSA”,proferida pelo professor da Ufersa, Ednardo Pereira da Rocha durante II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas| Foto: Assecom/Ufersa