Bolsistas de Extensão realizam visita técnica em área produtora de hortaliças em Ceará Mirim

Extensão 26 de setembro de 2017. Visualizações: 1377. Última modificação: 26/09/2017 17:08:45

Bolsistas dos Programas Hortas para Ensino Fundamental e Horta Didática na Escola da Universidade Federal Rural do Semi-Árido visitaram, neste último dia 23, a fazenda São João localizada na cidade de Ceará Mirim. A fazenda é produtora de frutas e hortaliças em um sistema agroecológico que visa o cultivo natural de alimentos.

A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos bolsistas participantes dos Programas a vivência no campo de modo aliar a teoria vista em sala de aula com a prática no campo. Para a  professora do curso de biotecnologia da Ufersa e coordenadora do programa Horta Didática na Escola Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra , “a vivência prática é extremamente importante, porque tem muitos alunos que não conseguem associar a teoria à prática, e numa visita como essa, onde eles podem ver diferentes tipos de cultivo torna-se extremamente importante para o aprendizado, tanto do aluno da graduação em agronomia como de outros cursos como é o caso da biotecnologia, onde na área que nós orientamos eles acabam tendo contato com essas hortaliças para procurar outros tipos de parasitos tanto no solo como nos próprios alimentos e assim melhorar além do cultivo a parte de saúde” comenta. Além disso, a professora também acrescenta que as aulas de campo proporcionam ao aluno uma vivência prática, fazendo tanto eles se apaixonarem pelo curso, como perder o medo do mercado de trabalho.

Já para o Coordenador do programa Hortas para o Ensino Fundamental, o servidor Giorgio Mendes, “esse momento é de troca de experiências onde ambas as partes são beneficiadas. De um lado a universidade leva os conhecimentos para os produtores, do outro lado, os produtores demandam novas necessidades propiciando a geração de novas pesquisas pela universidade que são repassadas na forma da extensão. Esse é o papel da Extensão universitária que é envolver os alunos, técnicos em professores para levar o conhecimento até a sociedade”.

Durante a visita foi coletada amostras de solos e do coentro, cebolinha e alface para analisar a presença de parasitas com o objetivo de verificar se existe algum tipo de contaminação. Embora a produção seja orgânica pode haver sim, uma possível contaminação no solo e plantas, pois existe fatores externos que podem contribuir para essa contaminação, como exemplo, podemos citar o acesso a animais domésticos na área de cultivo. Nas escolas onde estão sendo desenvolvidos os programas das hortas todas as hortaliças são analisadas antes da colheita para depois serem consumidas na merenda escolar.

Equipe dos Programas Hortas para Ensino Fundamental e Horta Didática na Escola durante visita à fazenda São João, em Ceará Mirim | Foto Cedida: Luana Laise
Foto Cedida: Luana Laise