Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Workshop do Semiárido da Ufersa Pau dos Ferros encerra com a apresentação de 70 trabalhos de pesquisa

Estudante, Extensão, Pesquisa 25 de setembro de 2017. Visualizações: 1519. Última modificação: 25/09/2017 21:53:21

A exposição dos grupos de pesquisa das IES foi um dos momentos marcantes do evento. Foram apresentados 11 grupos de pesquisa vinculados à Ufersa, UERN e IFRN / Foto cedida

A organização ainda comemora os resultados do I Workshop Interdisciplinar do Semiárido Potiguar (WISP), que aconteceu na última semana na Ufersa Pau dos Ferros. Com o Tema: Ciência em terra árida – pesquisa e extensão das IES no Alto Oeste Potiguar, o I WISP teve um público de 200 participantes, trazendo a proposta de integrar e promover o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento presentes nas Instituições de Ensino Superior da Mesorregião do Oeste Potiguar.

Na abertura, o evento contou com a Conferência Construção e difusão do conhecimento – a ciência ao alcance de todos, proferida pela professora Celicina Borges Azevedo e com a Mesa Redonda Ensino, pesquisa e extensão – relatos de experiências regionais, composta pelos professores Nildo da Silva Dias, da Ufersa, e Ramiro Gustavo Camacho e Simone Cabral Marinho dos Santos, ambos da UERN.

Autoridades acadêmicas do Alto Oeste durante a I WISP / Foto cedida

A exposição dos grupos de pesquisa das IES foi um dos momentos marcantes do evento. Foram apresentados 11 grupos de pesquisa vinculados à Ufersa, UERN e IFRN. Um momento que os grupos apresentaram suas pesquisas, experimentos e produtos. No evento, ainda tiveram as apresentações orais dos trabalhos aprovados. O WISP contou com 70 trabalhos inscritos para apresentação oral, distribuídos em 3 grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais.

Com a ideia de apresentar e tornar acessível à sociedade as atividades de pesquisa, extensão e de formação que essas IES do Alto Oeste Potiguar vêm desenvolvendo nessa região, o evento foi encerrado com a Mesa Redonda Ciência no semiárido – desafios e perspectivas, composta pelos professores Francisco Ernandes Costa, da Ufersa, Gilton Sampaio de Souza, da UERN, e pela professora Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, do IFRN. Houve ainda a premiação dos 3 trabalhos que obtiveram melhor avaliação por área.

O evento alcançou seu objetivo promovendo a visão de interdisciplinaridade e um ambiente interinstitucional ao abrir as portas da Ufersa para a comunidade acadêmica externa e sociedade. A ideia, no final, foi encurtar os caminhos entre as IES presentes em Pau dos Ferros com o fortalecimento de parcerias em projetos de pesquisa, extensão e de formação.

A coordenação do I WISP acredita que o momento proposto, apesar de ser o pioneiro entre as IES, garantiu a difusão de conhecimentos e o diálogo abordando de distintas formas a convivência com as condições do semiárido.

I WISP
I WISP
I WISP
I WISP
I WISP
I WISP
I WISP