Extensão, Pesquisa 13 de setembro de 2017. Visualizações: 1378. Última modificação: 14/09/2017 10:28:45

Projeto de Extensão reúne produtores rurais para palestra sobre a ação do cajá como antisséptico em caprinos leiteiros| Foto: cedida

Um grupo de produtores rurais das localidades de Independência, Solidão, Cordão de Sombra I e II, Hipólito, Espinheirinho, Lorena, 4S e Quixaba esteve reunido nesta terça-feira (12) para participar de palestra com a temática “Ação do cajá (Spondia mombin) como antisséptico natural em caprinos leiteiros utilizado de forma extensiva”, ministrada pelo professor Dr. Francisco Marlon Carneiro Feijó e pelos estudantes Camila Leonez, Tayna Moura e Fernando Fernandes, no Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Campus Sede. O evento faz parte das atividades do Projeto “Aspectos tecnológicos, ambientais, gerenciais e sociais do potencial antimicrobiano de plantas do semiárido para a mastite de assentamentos do semiárido nordestino”, que está inserido no Programa de Extensão Universitária (Proext), sob a coordenação do professor Marlon Carneiro Feijó e da professora Dra. Nilza Dutra Alves, e que é composto por alunos bolsistas da graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Na ocasião, o professor Marlon frisou a importância do evento, tendo em vista que os produtores presentes contribuíram com o Projeto e puderam acompanhar os resultados das pesquisas quanto a qualidade do leite produzido, quanto a água fornecida aos animais e o potencial tecnológico do uso de plantas do semiárido como antisséptico. O Projeto “Aspectos tecnológicos, ambientais, gerenciais e sociais do potencial antimicrobiano de plantas do semiárido para a mastite de assentamentos do semiárido nordestino” visa introduzir o decocto (chá) da folha do cajá como antisséptico natural como preventivo antisséptico em cabras leiteiras pertencente aos produtores que vivem em assentamentos rurais.