Ufersa tem maioria das equipes do RN inscritas na Competição SAE BRASIL AeroDesign

Ensino, Estudante, Pesquisa 30 de agosto de 2017. Visualizações: 2291. Última modificação: 30/08/2017 15:23:29

Modelo de projeto utilizado nas competições | Foto: redes Sociais da Equipe Pegazuls

Das cinco equipes do Rio Grande do Norte que irão participar da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, três são da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Estão na disputa as equipes Calango Voador Aerodesign, do Campus Angicos, equipe Acceptor AeroDesign, do Campus Caraúbas, e a equipe PegAzuls Aerodesign, do Campus Sede. Ainda representarão o Estado uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e uma da Faculdade Maurício de Nassau.

O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP. Estão inscritas 94 equipes, integradas por 1,3 mil concorrentes entre estudantes, professores orientadores e pilotos. Cada grupo irá competir com aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas exclusivamente para a competição.

Com mudanças no Regulamento da Competição, as equipes enfrentarão novos desafios, conforme as categorias Micro, Regular e Advanced. Na Classe Micro, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Na Classe Regular, restrita a avião monomotor, deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone. Já na Classe Advanced, os aviões seguem com o desafio de avançar na eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade.

Ao todo, 94 equipes estão inscritas representando 76 instituições de ensino, 89 são brasileiras e representam 16 Estados e o Distrito Federal. Do Exterior, três equipes são da Venezuela e duas do México. Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. Na primeira, as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica da Competição e na Competição de Voo, os aviões passam por baterias de voos e devem ser capazes de decolar e transportar cargas sempre crescentes, até as condições limite do projeto.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A Competição é realizada anualmente desde 1999.

NÚMERO –

94 equipes de todo o Brasil estão participando