CPA apresenta Relatório de Autoavaliação Institucional 2016 da Ufersa

Gestão, Responsabilidade Social 30 de agosto de 2017. Visualizações: 2086. Última modificação: 30/08/2017 18:33:50

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufersa, em reunião realizada na Reitoria na manhã desta quarta-feira, 30, apresentou aos gestores da Universidade o Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2016. A Autoavaliação Institucional é um processo por meio do qual a universidade analisa internamente sua organização, administração, missão e políticas efetivamente realizadas.

O documento foi apresentado pelo presidente da CPA, professor Genevile Carife Bergamo, que detalhou os resultados da consulta realizada junto aos discentes, docentes e técnico-administrativos dos quatro campi da Ufersa. Para ele, a importância de realizar uma autoavaliação é conhecer como a instituição está sendo formada por meio da identificação das práticas exitosas e das dificuldades pelas quais ela está passando e, desta forma, buscar corrigi-las, possibilitando um maior conhecimento da realidade da instituição e uma melhoria da qualidade educativa.

Os dados da pesquisa foram obtidos através de uma consulta voluntária por meio de questionário que foi disponibilizado para os discentes e docentes pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e para os técnico-administrativos pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O instrumento ficou acessível do início do mês de fevereiro ao dia 03 de março de 2017. Do total de docentes da Universidade, 44,90% participaram (321 do total de 715 professores), enquanto que o percentual de respondentes técnicos-administrativos foi de 30,61% (180 do total de 588 técnicos-administrativos) e o de discentes de 18,73%  (2.277 de um total de 12.559 estudantes).

A metodologia de autoavaliação utilizada pela CPA analisou 9 dimensões propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que tratam da 1) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 2) Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; 3) Responsabilidade social da instituição; 4) Comunicação com a sociedade; 5) Políticas de pessoal; 6) Organização e gestão da instituição; 7) Infraestrutura física; 8) Planejamento e avaliação e 9) Política de atendimento aos discentes.

Segundo o professor Genevile, os resultados da pesquisa mostram um alto índice de satisfação da comunidade ufersiana, visto que, todas as dimensões foram avaliadas positivamente pelos três segmentos, tendo como predominantes as classificações “excelente”, “bom” e “suficiente”. “De uma maneira geral, a universidade foi muito bem avaliada”, ressaltou.

O trabalho da CPA foi enfatizado pelos presentes e parabenizado pelo Reitor, professor José de Arimatea de Matos. Durante a reunião, também foi destacada a importância da participação de todos da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação tendo em vista contribuir para o aperfeiçoamento das atividades dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão, assim como, colaborar para um melhor planejamento da instituição.

A próxima autoavaliação, referente ao ano de 2017, terá início em novembro e seguirá até o dia 22 de dezembro.

Acesse o relatório na íntegra na página da CPA.

Reunião de apresentação dos resultados do Relatório da Autoavaliação Institucional 2016 | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Professor Genevile Carife Bergamo durante reunião de apresentação dos resultados do Relatório da Autoavaliação Institucional 2016 | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa