Incubadora Tecnológica da Ufersa planeja ações para estimular negócios entre alunos da pós

Pesquisa 23 de agosto de 2017. Visualizações: 1227. Última modificação: 23/08/2017 19:57:29

Equipe da Ufersa durante visita ao Parque de Desenvolvimento Tecnológico da UFC / Foto cedida

A Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – PROPPG planejam ações para estimular a geração de negócios inovadores oriundos de discentes dos vários programas de pós-graduação da Ufersa.

Em busca de mais qualificação e horizontes para o empreendedorismo entre os alunos da Universidade, a sua incubadora de empresas iniciou mais uma ação estratégica que deve render bons resultados para a instituição em breve. Depois de conquistar a certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o CERNE, a IAGRAM agora planeja estimular seus pesquisadores a trabalharem em conjunto com seus orientandos, para que seja possível construir pesquisas com o objetivo não só de gerar conhecimento científico, mas também com possibilidade de geração de negócios inovadores, produtos/serviços que atendam as mais diversas demandas do mercado e da própria Universidade.

Na última semana, uma equipe da Ufersa composta pelo Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves, equipe de gestão da IAGRAM, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e professores de pesquisa fizeram uma visita técnica ao Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, o Padetec. O Parque foi criado na década de 90 com o propósito de ser uma incubadora de empresas e um centro para geração de empresas de base tecnológica.  Hoje o Padetec conta com um moderno centro de pesquisas com importantes laboratórios de análise.

Após a visita ao Padetec, as equipes de gestão da PROPPG, do NIT e da IAGRAM buscam a construção de uma agenda de ações, visando fomentar entre os docentes pesquisadores e discentes / Foto cedida

“A intenção é mostrar que a pesquisa pode estar muito afinada com a incubação. Com isso, pode-se fazer pesquisa aplicada onde o aluno, principalmente da pós, desenvolve ideias de produtos/serviços, e essas iniciativas vão para o mercado, não ficam só na academia. Foi a realidade que vimos no Padetec. Ficamos bem empolgados”, comentou a professora Girlene Amaral, coordenadora da Iagram da Ufersa.

Após a visita ao Padetec, as equipes de gestão da PROPPG, do NIT e da IAGRAM buscam a construção de uma agenda de ações, visando fomentar entre os docentes pesquisadores e discentes, a possibilidade de passarem a pensar suas pesquisas com o objetivo também de se construir algo que possa ser absorvido comercialmente ou tecnologicamente pelo mercado, com a perspectiva de geração de patentes, marcas e negócios inovadores. Essas ações vão se iniciar com palestras periódicas para discentes e docentes das pós-graduações da Ufersa. Para isso, serão prospectados palestrantes: profissionais de mercado, de incubadoras de empresas e de parques tecnológicos da nossa região, ligados ao movimento de integração entre pesquisa científica e a geração de negócios inovadores.