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Comunicação

Engenharia de Pesca recebe conceito 4 em Avaliação do MEC

Ensino, Infraestrutura, Pesquisa 22 de agosto de 2017. Visualizações: 2284. Última modificação: 22/08/2017 14:38:04

 

O curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu conceito 4, numa escala de 1 a 5, do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, realizada no período de 30 julho a 2 de agosto, foram analisadas as dimensões Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

Segundo relatório emitido pela comissão do MEC, 95% dos docentes do curso possuem titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu, sendo o percentual de doutores de 82,5%, o de mestres de 12,5%, o de especialistas de 2,5% e o de graduados de 2,5%. Cerca de 50% dos docentes do curso obtiveram mais de 9 produções científicas e tecnológicas nos últimos 3 anos.

Em relação à infraestrutura, as salas de aula utilizadas pelos estudantes possuem capacidade para 50 alunos e são equipadas com mobiliário adequado; quadro branco e projeto multimídia. Os aspectos de limpeza, iluminação, acústica, acessibilidade, conservação e comodidade foram avaliados como excelentes conforme visita in loco e a partir da reunião realizada com alunos.

O acervo da bibliografia básica do curso está disponível na proporção média de 1 exemplar para 5,04 vagas anuais autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES. Além disso, os docentes e discentes possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos CAPES que pode ser acessado por meio de computadores ligados a internet localizados dentro da IES ou fora dela, caso haja cadastro, por meio do sistema CAFe.

O curso de Engenharia de Pesca foi criado em setembro de 2005, sendo a primeira turma a entrar na Ufersa em 2009.1. Atualmente, o quadro docente é composto de 40 professores e são ofertadas 50 vagas anuais que correspondem, de acordo com a avaliação, de maneira excelente à dimensão do corpo docente e às condições de infraestrutura do curso, tendo como destaque neste quesito, o amplo funcionamento de 13 laboratórios específicos, que tem despertado o interesse pela pesquisa e extensão, bem como colaborado diretamente com a pós-graduação. Os laboratórios didáticos especializados utilizados no curso possuem equipamentos em quantidade adequada ao espaço físico e as vagas autorizadas, bem como apresentaram normas de funcionamento, de utilização e de segurança.

Segundo a coordenadora da Engenharia de Pesca, professora Juliana Vaes, após a excelente avaliação, o desafio atual do curso é atualizar o Projeto Pedagógico e aumentar o número de parcerias para proporcionar ao egresso uma maior empregabilidade no mercado pesqueiro.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Pesca 

A graduação em Engenharia de Pesca da Ufersa tem como objetivo formar profissionais com ampla atuação no desenvolvimento da aqüicultura e da pesca, um dos setores mais rentáveis da economia. Do ponto de vista econômico e social, o desenvolvimento das atividades de pesca, alcançado através da formação de profissionais na área de Engenharia de Pesca, traz à região a geração de novos empreendimentos e aumento de ofertas de empregos diretos e indiretos, resultando em uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, contribuindo desta forma com o desenvolvimento da região semiárida do Nordeste brasileiro. A profissão de Engenheiro de Pesca é regulamentada pelo Conselho Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA/CREA) e se integra à Federação de Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-Br).

O curso tem uma duração mínima de 5 anos e a sua estrutura curricular é dividida em 04 componentes curriculares: Disciplinas Obrigatórias (3.390 horas); Estágio Supervisionado (240 horas); Atividades Complementares (180 horas) e Trabalho de Conclusão de Curso (120 horas), totalizando 3.930 horas.

Os 13 laboratórios do curso são utilizados nas aulas práticas das disciplinas específicas e também podem contribuir com o desenvolvimento prático de TCC’s, Dissertações e Teses. Eles são denominados: 1) Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (LAPESC); 2) Laboratório de Ecologia e Dinâmica Populacional de Peixes; 3) Laboratório de Tecnologia e Oceanografia Pesqueira (LABTOP); 4) Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água do Semiárido (LIMNOAQUA); 5) Laboratório de manejo e Conservação de RecursosPesquueiros e Inovações Tecnológicas Sustentáveis (LACITES); 6) Laboratório de Moluscos; 7) Laboratório e Núcleo de Estudos em Desenvolvimento, Meio Ambiente e Extensão Pesqueira e Aquícola (LEME); 8) Laboratório de Ecologia de Peixes e Pesca Continental; 9) Laboratório de Sanidade Aquática; 10) Laboratório de Aquicultura e Planctologia; 11) Laboratório de Ecologia de Peixes e Pesca; 12) Setor de Aquicultura e; 13) PSF Camarão.