Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 17, o Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, e o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jean Berg Alves da Silva, assinaram os termos dos projetos aprovados na 3ª edição do Edital Primeiros Projetos de Pesquisa. O evento realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria também contou com a participação do Vice-reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, do Pró-reitor de Planejamento, professor Álvaro Fabiano Pereira do Macêdo, do Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Vander Mendonça e dos coordenadores dos projetos contemplados.
Com as assinaturas dos termos, os projetos passam a receber financiamento interno da Ufersa no valor total de R$ 217 mil para compras de equipamentos, materiais de consumo e para o custeio de 12 bolsas de iniciação científica. Ao todo, 17 projetos de pesquisa foram contemplados no âmbito do edital. “É um momento importante para a Universidade, pois mesmo com a situação atual estamos conseguindo financiar 17 projetos de pesquisa e aqueles que não tinham bolsa PIBIC ou PICI vão receber bolsa. São poucas as universidades hoje que possuem bolsa de iniciação científica com recurso próprio, então isso demonstra que estamos buscando fazer o melhor que podemos enquanto Instituição”, comemorou o Reitor José de Arimatea de Matos, que ainda confirmou uma nova edição do Edital Primeiros Projetos de Pesquisa no orçamento de 2018 da Universidade.
O Reitor também falou sobre os vários resultados positivos que a Ufersa tem conquistado como o do curso de Direito que obteve a segunda maior aprovação nacional no exame da OAB e, mais recentemente, o reconhecimento pelo Ministério da Educação do curso de Engenharia de Pesca com conceito 4. Os avanços nas obras de infraestrutura também foram destacados, entre eles a construção do prédio de Engenharias que será a maior edificação do Campus Sede e tem previsão para ser entregue em março/abril do próximo ano.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jean Berg, aproveitou a ocasião para ressaltar a qualidade dos 70 projetos inscritos e parabenizar os 17 que foram contemplados. “Gostaria de parabenizá-los pela contemplação dos projetos que não foi fácil, foi uma peneira bem rígida. Os projetos tiveram notas muito boas e alguns muito bons ficaram fora dessa seleção. A previsão inicial era de 10 projetos e conseguimos com o Ministro do Planejamento o financiamento de 17 projetos”, disse ele, acrescentando que são poucas as instituições federais que tem mantido a política de incentivo à pesquisa, mas que a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa não teve cortes e conseguiu contemplar tudo o que se propôs em 2017 tendo investido cerca de R$ 522 mil em bolsas de iniciação à pesquisa. “48% dos recursos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação são investidos na iniciação científica, no fortalecimento do programa de iniciação científica”, comentou.
Os projetos selecionados para receber os recursos do Edital Primeiros Projetos de Pesquisa são advindos dos quatro campi da Ufersa e abrangem diversas áreas de conhecimento como Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Engenharia e Ciências Biológicas. Os projetos têm duração de 24 meses e ao término do prazo os coordenadores deverão encaminhar um relatório para a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação contendo o detalhamento de todas as atividades desenvolvidas durante a sua realização.