Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Livro sobre Manejo da Salinidade na Agricultura é lançado na Ufersa

Pesquisa 14 de agosto de 2017. Visualizações: 7636. Última modificação: 16/08/2017 09:30:15

Durante lançamento do livro “Manejo da Salinidade na Agricultura: Estudos básicos e aplicados”. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 14, o livro “Manejo da Salinidade na Agricultura: Estudos Básicos e Aplicados”, na Biblioteca Orlando Teixeira, no campus central da Ufersa. O evento foi bem prestigiado e contou com a presença do vice-reitor da Ufersa, o professor José Domingues Fontenele Neto, de dois editores da obra, os professores Nildo Dias (Ufersa) e o professor Claudivan Feitosa de Lacerda (UFC) e de um dos autores, o professor José Francismar de Medeiros (Ufersa).

O livro, composto por 30 capítulos, mostra a complexidade da salinidade na agricultura irrigada, integra cientistas que trabalham com pesquisa básica e aplicada e contribui com a formação de recursos humanos para pesquisa por meio de sua utilização em cursos de graduação e pós-graduação. Segundo o professor Nildo Dias, a obra surgiu a partir da necessidade de discutir os problemas de escassez de águas superficiais de boa qualidade na região Nordeste que tem levado muitos agricultores a utilizarem águas salinas como fonte alternativa, ocasionando uma preocupação com a qualidade dessa água e com as formas pelas quais ela pode ser usada na agricultura de forma mais sustentável. Ainda segundo o professor, o livro tem um grande diferencial por compilar experiências voltadas para a realidade do semiárido brasileiro.

A obra é a segunda edição do livro homônimo lançado em 2010 que se tornou referência na área de salinidade. Essa nova edição traz os 25 capítulos revisados e atualizados da versão anterior, além da inclusão de 5 novos capítulos que abordam as seguintes temáticas: 1)Aplicação de sensoriamento remoto na identificação de problemas de salinidade; 2) Metodologias de análises químicas voltadas especificamente para os solos afetados por sais; 3) Aplicação de cultura de tecidos nos estudos sobre aclimatação das plantas ao estresse salino; 4) Halófitas brasileiras e suas formas de cultivo e 5) Estudo de caso sobre o reuso de água no Egito. Além dos editores citados, o livro também conta com a editoria dos professores Hans Raj Gheyi (UFRB) e do professor Éneas Gomes Filho (UFC).

A segunda edição de “Manejo da Salinidade na Agricultura: Estudos Básicos e Aplicados” é uma realização do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água da Ufersa e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e pode ser adquirida por R$60. Em breve, os leitores também poderão ter acesso a sua versão em pdf que será disponibilizada gratuitamente.

Para maiores informações sobre o livro, entrar em contato com o professor Nildo Dias (nildo@ufersa.edu.br)