Universidades se unem para implantação da Rede Giga Mossoró: rumo a uma Cidade Inteligente

Infraestrutura 11 de agosto de 2017. Visualizações: 4070. Última modificação: 14/08/2017 11:14:30

Mapa com o percurso por onde irá passar a rede de fibra óptica da Rede GigaMossoró

Praticamente todo acesso à internet utilizado pelas maiores instituições públicas de ensino superior de Mossoró se dá por intermédio de, aproximadamente, dois quilômetros de cabo de fibra óptica que conectam a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto Federal do RN (IFRN) e a Universidade do Estado do RN (UERN). Essa estrutura, no entanto, será expandida para 25 quilômetros de cabeamento que irá percorrer quase todo o perímetro central da cidade de Mossoró a partir da instalação da Rede GigaMossoró.

A Rede é uma parceria entre as três Instituições com intuito de instalar uma Rede Metropolitana (REDECOMEP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP já está presente nas 27 Unidades da Federação e o Rio Grande do Norte será mais um Estado a receber mais de uma REDECOMEP, visto que a primeira, liderado pela UFRN, já conecta instituições na região metropolitana de Natal.

Com a estrutura de cabeamento que irá cruzar a cidade, além de melhorar o fluxo de dados entre as três instituições sediadas na região Leste de Mossoró, também irá agregar à conexão outras Unidades espalhadas nas demais regiões da cidade. No caso da UERN, por exemplo, serão acrescidas a Faculdade de Ciências da Saúde – FACS, em funcionamento no Bairro do Aeroporto, e ainda a Reitoria e a Prática Jurídica, instaladas no Centro.

Atualmente, as três universidades trabalham limitadas com a capacidade máxima de até um 1 Gigabyte. A partir da Rede, esse montante poderá chegar à potência máxima de até 100 Gigabytes, graças à instalação de 20 canais ópticos espalhados pela cidade. A iniciativa será fomento para mais pesquisas, inovação e atividades de ensino, exigência principal para viabilizar o investimento da RNP, que irá aplicar cerca de R$ 1,4 milhão com a estruturação da Rede GigaMossoró.

Conheça a RNP
Acesse os parceiros da Rede: UERN e IFRN
Saiba mais sobre a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

Caminhos para uma cidade conectada: smart city

Professor Erick Amaral (Ufersa) durante apresentação da Rede GigaMossoró à Prefeitura de Mossoró |Foto: Eduaerdo Mendonça/Assecom/Ufersa

Os primeiros beneficiados diretamente com a chegada da Rede serão as instituições voltadas à pesquisa e ensino. Com a iniciativa, será possível, por exemplo, avançarmos na telemedicina, pesquisas mais arrojadas de biodiversidade, meio ambiente, além de mais qualidade na transmissão de dados na educação a distância.

É importante destacar que a chegada da Rede GigaMossoró poderá ter impacto em toda a dinâmica da cidade. Isso porque as demais instituições públicas também poderão ser parceiras da Rede a partir da contrapartida para uso em projetos e iniciativas que conectem serviços e cidadãos.

Será um passo irreversível rumo à transformação de Mossoró em uma cidade mais conectada e inteligente

André Pedro Fernandes Neto, professor da Ufersa/Uern
André Pedro Fernandes Neto é professor na área de engenharia Elétrica e Computação no Departamento de Informática da UERN e no Centro de Engenharias da Ufersa. Em conjunto com os setores de Tecnologias da Informação e Comunicação das duas Universidades, mais o IFRN, ele lidera a iniciativa e avalia que a concretização da Rede GigaMossoró “será um passo irreversível rumo à transformação de Mossoró em uma cidade mais conectada e inteligente”.

A proposta da Rede foi apresenta à Prefeitura de Mossoró em reunião nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, na presença da prefeita Rosalba Ciarlini e seus secretários. Além do município, o Governo do Estado, as instâncias do Poder Judiciário, o Ministério Público, enfim, as instituições públicas poderão fazer uso da Rede.

O impacto no dia a dia do cidadão será múltiplo. O professor André Pedro ilustra a possibilidade de uso da Rede para iniciativas como melhoria no trânsito com semáforos controlados, melhoria no fluxo dos dados das lombadas eletrônicas, comunicação entre as Unidades de saúde do município, uso para controle de segurança e até acesso a redes wi-fi.

Como irá funcionar?

Desde 2002, a RNP é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD) com a incumbência de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação a partir de serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais, além de fornecer infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

Em cada REDECOMEP da RNP é montado um Comitê Gestor com integrantes de todas as instituições gestoras e ainda um Comitê Técnico, do qual também participam as instituições parceiras. O Comitê Gestor é coordenado pela instituição-abrigo da Rede, que, no caso da GigaMossoró, será a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, além da UERN e IFRN.

Serviço

Os trabalhos para implantação da Rede GigaMossoró já estão em andamento há três anos e será oficialmente lançado nesta terça-feira, dia 15, às 14h, no Auditório Amâncio Ramalho, no Prédio da Reitoria da Ufersa, Lado Leste. Participarão do evento os reitores e equipe técnica das Instituições de Ensino Superior, representante da RNP e da Rede Giga Natal, além de convidados do Poder Executivo e Judiciário de Mossoró e Estado, e empresas de provedores.

Números

2 km é a atual rede de fibra óptica entre as 3 instituições
25 km será a expansão de cabeamento com a chegada da Rede GigaMossoró
1,4 milhão de reais será investido pela RNP