Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professor da Ufersa é premiado em evento nacional de Biometeorologia Animal

Pesquisa 7 de agosto de 2017. Visualizações: 4437. Última modificação: 07/08/2017 13:18:45

O professor Bruno Rodrigo Simão do Centro de Engenharias da Ufersa recebeu o prêmio “Prof. Dr. Flávio Baccari Júnior” de melhor trabalho apresentado na área de Biometeorologia Animal e Ambiência no VII Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal (VII CBBiomet), realizado nos dias 30 julho a 3 de agosto, em Jaboticabal, São Paulo.

O trabalho intitulado “Estimation of the body surface area and its impact on the heat transfer by convection in sheep: A computational way” é uma aplicação em ovinos da pesquisa de tese do docente, que atualmente cursa o último ano do doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Jaboticabal/SP) e integra o Grupo de Inovação em Biometeorologia Animal (INOBIO), cujo orientador é o professor Dr. Alex Sandro Campos Maia.

Além do prêmio conquistado, o trabalho será publicado, juntamente com as melhores pesquisas apresentadas no congresso, em uma edição especial da International Journal of Biometeorology (IJB), que terá o professor Dr. Alex Sandro Campos Maia (FCAV-Unesp) como editor-chefe.

Segundo o docente, o trabalho despertou grande interesse dos palestrantes internacionais presentes no evento e gerou convites para a realização de atividades no exterior em cooperação internacional. “Além desse interesse, formalizamos uma parceria com o professor Dr. Tomas Norton (Catolic University of Leuven – Bélgica), onde iniciaremos a escrita de pelo menos um artigo em colaboração”, afirmou o professor Bruno, que também atuou como membro da comissão organizadora do congresso, moderador de conferência e palestrante do minicurso “Sombreamento para animais: Predição de sombras e elaboração de projetos”.

Outra parceria potencial surgida no evento é com o pesquisador Binxin Wu, da área de Fluidodinâmica Computacional (CFD), da Jiangsu University, na China. “Ele se interessou bastante pelo nosso trabalho e nos propôs fazermos parceria de colaboração em artigos, etc, e se dispôs a retornar ao Brasil, mediante convite formal para realização de trabalhos aplicados a fluidodinâmica computacional em ciências agrárias”.

Foto cedida