Ufersa reúne gestores para debater cortes orçamentários com a Adufersa

Gestão 26 de julho de 2017. Visualizações: 1349. Última modificação: 26/07/2017 19:44:49

A reunião foi para apresentar informações atuais e discutir sobre os cortes orçamentários que vêm acontecendo nas Instituições de Ensino Superior do país / Foto Eduardo Mendonça

A partir de uma solicitação da Associação dos Docentes da Ufersa, a Reitoria da Universidade reuniu na manhã desta quarta, 26, todos os Pró-Reitores para apresentar informações atuais e discutir sobre os cortes orçamentários que vêm acontecendo nas Instituições de Ensino Superior do país.

Durante o encontro, a Diretoria da Adufersa, tendo a frente o professor Joaquim Pinheiro de Araújo, dialogou com a Gestão quanto aos cortes de custeio e de capital, a assistência e permanência estudantil, o financiamento para pesquisa e extensão, a realidade das obras que ainda não foram concluídas nos 4 campi e o quadro atual de trabalhadores terceirizados.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e toda a equipe de Pró-Reitores esclareceram cada ponto questionado pela Associação mostrando que a Universidade vem sendo transparente em relação aos seus desafios e avanços. Apesar dos cortes do orçamento, a equipe de gestores esclareceu que a Ufersa vem assegurando o funcionamento da Universidade mantendo todos os contratos firmados e pagando todas as bolsas e auxílios dos estudantes em dia.

Professor Joaquim Pinheiro, presidente da Adufersa / Foto Eduardo Mendonça

Quanto às obras, a Administração da Ufersa esclareceu que a prioridade é concluir todas que estão em andamento, principalmente as Residências e os Restaurantes Universitários de todos os campi. Em Caraúbas, por exemplo, a obra da residência já foi concluída e o prédio está recebendo a mobília.

Segundo a Adufersa, as informações apresentadas durante a reunião serão repassadas para a ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) que está construindo um diagnóstico nacional das Instituições de Ensino Superior a partir da realidade de cada universidade brasileira. O diagnóstico servirá como instrumento de mobilização da categoria, denúncia à sociedade e pressão junto aos órgãos responsáveis.