O semestre letivo de 2017.1 na Ufersa começou no último dia 26 de junho, mas para os alunos novatos do curso de Medicina, a grande solenidade de boas vindas aconteceu neste sábado, dia 22 de julho. Pela segunda vez, estudantes, técnicos e professores se organizaram para realizar a Cerimônia do Jaleco aos calouros. O evento consiste na entrega dos jalecos para cada novo aluno que entrou no curso.
A Solenidade aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que ficou lotado. Assim como no ano passado, a maioria dos estudantes trouxe os pais e outros familiares e amigos para prestigiarem o momento. O evento, marcado pela emoção da conquista, foi prestigiado pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, pelo Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o professor Rodrigo Costa, e pela Coordenadora do Curso de Medicina, a professora Andrea Taborda. Entre os alunos, a representação ficou por conta do do Centro Acadêmico, com a estudante Débora Marques, e com o aluno novato Rhayan Rocha Ramalho.
No seu discurso, Rhayan destacou 7 pontos que simbolizam toda a trajetória da conquista pela aprovação até a chegada na Universidade com todos os desafios que vêm pela frente. “Que toda energia positiva que nos inspira, motiva e encanta, ao vestirmos o jaleco no dia de hoje se propague, nos ajudando a atravessar os maiores desafios ao longo do curso, a manter o espírito de coletividade e atenção e cuidado ao próximo”, comentou.
A estudante Débora Marques, aluna da primeira turma de Medicina, transmitiu confiança e fez um pedido aos novatos. “É na esperança de que vocês sejam conforto para quem precisa e amor para quem se sente abandonado, que peço uma única e importante coisa: não deixem que a faculdade, que a técnica e que a prática tirem a humanidade de vocês, porque é ela, e só ela, que dá sentido à vida”, destacou.
O Reitor, juntamente com o Diretor do Centro e da Coordenadora do Curso, falou das qualidades do curso e dos desafios da Medicina atual. “A Medicina da Ufersa foi um planejamento conjunto que se tornou realidade em julho do ano passado quando selecionamos e iniciamos a primeira turma. Iniciamos e já traçamos todo o caminho da qualidade que o curso exige e da qual queremos. Somos a 5ª melhor Universidade do Norte Nordeste brasileiro com um curso de Medicina novo, moderno e atuante”, comentou o Reitor Arimatea.
Na ocasião, os alunos ainda prestaram homenagens aos pais, professores e servidores e fizeram um juramento. Após os discursos, foi iniciada a entrega dos Jalecos para os 40 calouros do curso, estudantes que vieram do país inteiro estudar na Ufersa e descobrir as qualidades da instituição, do sertão nordestino.