O Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido da Ufersa promove a partir desta quinta, dia 20, uma “Oficina Sobre Justiça Restaurativa”. A programação começou às 8h com uma palestra sobre Introdução à Justiça Restaurativa: histórico, definições e experiências. A tarde, a programação continua com as Experiências da “Terre des Hommes” nas Práticas Restaurativas no Brasil e no mundo. Nesta sexta, as atividades prosseguem com as Práticas Restaurativas em ambientes escolares e as Práticas Restaurativas na comunidade.
A Oficina tem por objetivo formar os extensionistas do Projeto da Ufersa “Centro de Mediação e Práticas Restaurativas”, bem como disseminar estas práticas entre os demais parceiros do referido Projeto. Este momento será ministrado por um técnico que virá de Fortaleza e é ligado a uma instituição internacional com sede na Suíça (Terre des Hommes).
Segundo os organizadores da Oficina, o tema Justiça Restaurativa é inovador no país, sendo o projeto da Ufersa pioneiro na cidade com ações nas comunidades e nas escolas, com parceiros estaduais, municipais e de ONGs, já tendo conseguido inserir a proposta de práticas restaurativas na LDO de Mossoró. A iniciativa tem feitos minicursos e cartilhas, assim como está prevista uma conferência, já tendo trabalhos aprovados em evento nacional.