Programa Semiárido Digital entrega Certificados de cursos a estudantes de Janduís/RN

Extensão 19 de julho de 2017. Visualizações: 1501. Última modificação: 19/07/2017 11:16:29

Turma com certificado – Comunidade Setúbal – Janduís / Foto cedida

Entrega do certificado na Associação Santa Teresinha em Janduís / Foto cedida

A equipe do Programa de Extensão “Semiárido Digital”, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido fez a entrega, na última semana, de 57 certificados a 44 concluintes dos cursos de Informática Básica e do Curso Introdutório de Educação à Distância e Ambiente Moodle. Os cursos aconteceram nas comunidades rurais de Setúbal e Pacuti, como também na sede da Associação Santa Teresinha, na zona urbana, e contou com parcerias importantes como as próprias associações, o Sindicato dos Trabalhadores  da Agricultura Familiar (SINTRAF) e da Secretaria Municipal de Educação.

A Coordenadora do Programa, a professora Danielle Casillo, ficou satisfeita com o impacto que o Programa está causando na vida dos alunos, ampliando os horizontes na busca de novas capacitações, e consequentemente, aumentando as possibilidades de inserção no ensino superior e, também, no mercado de trabalho. O Presidente da Associação Santa Teresinha, o professor Rênio Gurgel, ressaltou a importância de ter a Ufersa como parceira, principalmente, no que diz respeito a capacitação dos jovens janduienses. Jacinto Fernandes, Vice-Prefeito de Janduís e aluno dos cursos ofertados, mostrou-se satisfeito em poder realizá-los na sua própria comunidade rural, o Setúbal. O aluno José Aldeclevio, da comunidade Pacuti, revelou que jamais imaginava que cursos dessa natureza pudessem chegar na comunidade por ser um local mais distante da cidade. Ele concluiu o curso de Informática por meio da iniciativa.

O Programa continua com suas ações no município de Janduís. Mais 4 novas turmas de informática devem ser iniciadas por meio da Associação Santa Teresinha e 2 novas turmas através da parceria firmada entre o SINTRAF e o Centro Pe. Pedro. A expectativa é que até outubro, 60 novos certificados do Curso de Informática Básica sejam entregues. Para os estudantes que já concluíram, será ofertado um curso sobre Agricultura Familiar, dessa vez na modalidade à distância.

Além de Janduís, o Programa Semiárido Digital está com ações em outros municípios como Caraúbas, Mossoró, Apodi, Angicos e Fernando Pedroza. O objetivo é levar a inclusão digital para aqueles que ainda se encontram à margem desse processo.

MOÇÃO DE LOUVOR E CONGRATULAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDUÍS

No evento de entrega dos certificados, a Câmara Municipal de Janduís, com a proposição do Vereador Jacyntho Fernandes, entregou uma Moção de Louvor e Congratulações, homenageando o Programa Semiárido Digital que foi representado pela coordenadora, Danielle Casillo, e Vice-Coordenadora, Christiane Fernandes. A homenagem foi um reconhecimento à certificação oferecida aos mais de 40 alunos do município beneficiados diretamente com os Cursos de Informática Básica e com o Curso de Introdução à Educação à Distância e Ambiente Moodle.

Em frente a Casa Digital em Pacuti – Janduís – turma com certificado de conclusão do curso / Foto cedida